Luciana Alves, moradora do Jardim Represa, em São Bernardo, teve uma manhã para lá de diferente nesta terça-feira (14). Por volta das 8h, ela acordou com um tucano bicando o vidro da janela do quarto. A cena inusitada foi registrada com o celular e compartilhada nas redes sociais.

Controladora rodoviária, Luciana contou à TV São Bernardo que mora em uma chácara e que não é raro ver animais exóticos por perto — entre eles, dois tucanos, sendo um que costuma aparecer com mais frequência. Apesar da convivência próxima, ela afirma que evita alimentar os animais.

“Não alimentamos eles, porque senão ficam dependentes desses alimentos. Acho que, com o reflexo do vidro, ele entende que é outro animal e fica bicando a janela”, explicou ao portal.

Luciana também comentou que essa não foi a primeira visita do tucano. Ela já registrou outros momentos com a ave. “Ele sempre aparece na janela nesta época do ano”, contou. Apesar do contraste entre a natureza e a cidade grande, ela afirma que não trocaria o lugar onde mora por nenhum outro.

TUCANO-DE-BICO-VERDE

De acordo com o biólogo e professor Jeferson de Paula Miranda, o animal que aparece nos vídeos é um tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), uma espécie endêmica da Mata Atlântica. Segundo o Instituto Gremar — que atua com monitoramento ambiental, pesquisa, educação, resgate e reabilitação de animais marinhos e silvestres — esses tucanos são encontrados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Eles podem ser avistados sozinhos ou em pequenos bandos, e se alimentam principalmente de frutos e sementes, embora também consigam consumir pequenos répteis e mamíferos. Entre as principais ameaças à espécie estão a degradação da Mata Atlântica, a perda de habitat e a caça predatória, seja para o tráfico de animais silvestres ou por conflitos com produtores rurais, devido à predação de frutos.

📷 @lu_dasilva13

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.