Construída com a participação popular, peça orçamentária é a maior já elaborada na história do município e reforça o compromisso da gestão com planejamento técnico e transparência

A Prefeitura de São Bernardo oficializou, nesta quarta-feira (15/10), a entrega da LOA (Lei Orçamentária Anual) referente ao exercício de 2026, que projeta a maior peça da história da cidade. O documento estima orçamento de R$ 7,586 bilhões, e consolida o compromisso da gestão municipal em garantir um planejamento responsável, transparente e alinhado às demandas da população.

A entrega foi realizada na Câmara Municipal, em ato conduzido pela secretária da Fazenda de São Bernardo, Tatiana Rebucci, com a presença de vereadores e servidores do Executivo. A proposta orçamentária, que passará por apreciação do Legislativo, foi construída em sintonia com o Plano Plurianual (PPA 2026-2029) e as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026, refletindo planejamento com base em dados, técnica e diálogo com a sociedade.

O caráter popular da medida foi frisado na fala da secretária da Fazenda durante a cerimônia de entrega do projeto. “Quero garantir que essa peça foi feita com muita dedicação, técnica, transparência e participação popular. Afinal de contas, foram 15 audiências descentralizadas e uma audiência pública realizada na Câmara Municipal. Esta escuta foi fundamental para ouvir de perto a população e contribuir para políticas públicas mais assertivas para a cidade”, afirmou.

Elaborada anualmente, a LOA é o instrumento que define as receitas e despesas da Administração municipal para o próximo exercício, o que traduz o plano estratégico do governo em detalhamento orçamentário. Para 2026, o documento assegura os recursos necessários para priorizar políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, ampliar os serviços essenciais e garantir o pleno exercício dos equipamentos públicos, realizar investimentos e melhorias na infraestrutura, mantendo o equilíbrio fiscal de São Bernardo. 

ESCUTA POPULAR – Mais do que uma peça técnica, a LOA 2026 é um reflexo direto da escuta ativa e da participação popular. Apesar de estar focada na elaboração do PPA, as audiências públicas descentralizadas foram pilares centrais da gestão municipal para a elaboração da LOA. O processo de construção foi profundamente influenciado pelas contribuições colhidas durante o Programa “Voz da Gente”, que mobilizou milhares de moradores em 15 audiências públicas, além de uma audiência geral específica sobre o Orçamento.

A iniciativa recebeu mais de 3.500 sugestões da população, reunindo demandas por melhorias em áreas como educação, saúde, mobilidade, infraestrutura, assistência social, cultura e esporte. Boa parte dessas propostas foi incorporada às ações e programas previstos no novo Orçamento. 

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, destacou o compromisso de uma gestão responsável, aliando à sensibilidade das demandas da população. “São Bernardo vive uma nova era de gestão pública. Estamos entregando a maior LOA da história da cidade, construída com seriedade técnica e com o olhar humano que sempre norteou nosso trabalho. Este orçamento é o retrato de uma cidade que avança com equilíbrio fiscal, mas também com sensibilidade social e planejamento baseado em ouvir as pessoas e transformando suas necessidades em prioridades”, destacou. 

A peça orçamentária para 2026 abrange toda a Administração Direta e Indireta, incluindo Poder Executivo, Instituto de Previdência (SBCPrev), Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Legislativo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.