EM CELEBRAÇÃO AO DIA DA CULTURA, ONG CASA NEON CUNHA PROMOVE EVENTO EM PARCERIA COM ESTUDANTES DA CÁSPER LÍBERO

A ONG Casa Neon Cunha, primeiro abrigo LGBTQIA+ 24 horas do ABC Paulista, localizada no bairro Anchieta, em São Bernardo do Campo, realizou, nesta quarta-feira (22), um evento em conjunto com oito estudantes do sexto semestre de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, por meio da agência experimental Echo, em celebração ao Dia Nacional da Cultura, voltado ao público em geral, residentes e assistidos da casa.
Com o tema “Direito à cultura: quais vozes falam e quais vozes são ouvidas?”, os assistidos da Casa puderam participar de uma roda de conversa e debater sobre como o acesso à cultura, um direito básico e fundamental para a dignidade, muitas vezes é negado a pessoas LGBTQIA+.
O encontro contou com a presença da influenciadora de lifestyle Alessandra Azevedo e da professora e doutora Maria Lessa, da área de Literatura Portuguesa da USP (Universidade de São Paulo). Alessandra destacou que eventos como este são de extrema importância para os assistidos da ONG.
“Esses meios de escuta são muito importantes. Não são todos os lugares que admitem a gente. Com as assistidas da Casa, esse tipo de conversa ajuda para que se sintam mais queridas e tenham conhecimento”, ressaltou.
A professora Maria Lessa, da USP, destacou que foi uma grande experiência poder participar do projeto e trocar ideias sobre literatura e cultura com as pessoas acolhidas pela Casa Neon Cunha: “Foi um aprendizado e um desafio. Hoje, para mim, foi poder ouvir e sensibilizar para participar desse espaço, de outra forma de troca e compartilhamento de saberes”, afirmou.
A diretora de Comunicação da ONG, Thayô Amaral, explica que o projeto sobre cultura, em parceria com as estudantes, é uma inspiração para os residentes e assistidos do local. “Essa conversa de hoje sobre cultura — do que é, como fazer cultura — às vezes não chega a esse público mais vulnerável, então inspira eles a pensarem qual o seu futuro, além da Casa Neon. Foi muito bacana!”, ressalta. O evento foi finalizado com uma oficina de lambe-lambe para o público e os assistidos.

Casa Neon Cunha
A ONG Casa Neon Cunha oferece abrigamento à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social. Recentemente, o local ampliou as vagas de residentes de 16 para 24. Além disso, conta com espaço de convivência, onde a população LGBTQIA+ pode realizar refeições, acessar assistência jurídica e psicossocial, participar de rodas de conversa, cursos profissionalizantes e ter acesso a roupas do bazar. Atualmente, cerca de 35 pessoas passam pela ONG diariamente.

