DIADEMA SAI NA FRENTE: CIDADE É A PRIMEIRA DE SP A FIRMAR PARCERIA COM ENSINA BRASIL PARA FORMAR LÍDERES

Assinatura do acordo de cooperação técnica ocorreu na manhã desta sexta (24/10), na sede da Secretaria de Educação, com aula magna e apresentação do programa
A Secretaria de Educação de Diadema e a organização Ensina Brasil assinaram acordo de cooperação técnica na manhã desta sexta (24/10), no auditório do Centro de Formação Profª Lisete Arelaro, para implantação do Programa Lampiar. Com duração de seis meses, carga horária de 65 horas e totalmente gratuita, a formação busca fortalecer a atuação das lideranças educacionais, capacitando-as com ferramentas, práticas pedagógicas e estratégias de gestão eficazes. O município será o primeiro do estado de São Paulo a integrar a rede nacional de cidades parceiras, ao lado de Vitória (ES), Dourados (MS), Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul e da Rede Municipal do Maranhão.
No evento desta sexta as coordenadoras pedagógicas da rede receberam uma formação curta em liderança com certificação, conheceram os objetivos e a metodologia do Programa Lampiar e assistiram a uma Aula Magna com a professora Gina Ponte, educadora de Ceilândia (DF) reconhecida por seu trabalho à frente do projeto Mulheres Inspiradoras, que abordou o tema “A liderança educacional como agente de inclusão, equidade e fortalecimento da democracia”. Gina falou sobre sua trajetória profissional, combate à evasão escolar, educação integral e participação ativa das mulheres na educação e na sociedade.
Na opinião da CEO do Ensina Brasil, Ana Montosa, “ver esse projeto chegar a Diadema, um território simbólico e pulsante do estado, é um passo importante na construção de uma rede nacional comprometida com a aprendizagem e o bem-estar dos educadores”. Para o secretário de Educação de Diadema, Felipe Sigollo, a parceria dará bons frutos e vai fortalecer ainda mais a formação dos educadores do município. “O Ensina Brasil é uma instituição de excelência. Essa primeira fase do curso, com as coordenadoras pedagógicas, está em linha com nosso esforço para investir na alfabetização e garantir o direito à aprendizagem para todos.”
Em Diadema, o Lampiar impactará diretamente mais de 1.500 profissionais até 2027 e desenvolverá mais de 300 lideranças. O programa será realizado com as coordenadoras pedagógicas no primeiro semestre de 2026, no segundo será a vez dos gestores escolares e equipes de Acompanhamento Técnico e Pedagógico e, a partir de 2027, a formação será dada aos professores. O programa tem uma abordagem prática e conectada à realidade das escolas, contemplando temas como inteligência emocional, autoconhecimento e gestão de pessoas e comunidades, e é construído a partir da escuta ativa da rede, garantindo que os conteúdos reflitam as prioridades locais e as necessidades reais das escolas. O curso combina atividades presenciais e virtuais, oficinas interativas, rodas de bem-estar e outras oportunidades de conexão, tudo alinhado às diretrizes da BNCC e da BNC-Formação de Diretores Escolares.
Regiane Aparecida Pexe Dias, coordenadora pedagógica da EMEB Eva Maria dos Santos, diz quais são suas expectativas: “espero que o programa nos traga consciência de uma educação mais crítica e emocional, com escuta ativa dos professores e alunos, valorização e validação das relações humanas na educação”.

