PROGRAMA SABERES REÚNE 250 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE SÃO BERNARDO PARA FORMAÇÃO SOBRE JUVENTUDES NA EJA

Encontro será realizado no Cenforpe na segunda-feira (3/11), a partir das 18h30, e terá professores, inspetores e equipes gestoras das unidades da rede municipal que atendem a modalidade
A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, promove na próxima segunda-feira (3/11), por meio do Programa Saberes, mais uma atividade voltada à qualificação e formação continuada, desta vez envolvendo em torno de 250 profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas 20 unidades da rede municipal que atendem esse público. Realizada pelas seções de Tutoria de Jovens e Adultos e de Formação, o encontro vai tratar de diversidade, com foco nas especificidades dos jovens que cursam a modalidade.
O encontro será realizado no auditório do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), a partir das 18h30, e reunirá professores, inspetores e equipes gestoras das unidades que atendem estudantes da EJA. O objetivo é promover o diálogo e reflexão sobre os desafios, conquistas e práticas pedagógicas voltadas aos jovens que frequentam essa modalidade de ensino. Além disso, será uma oportunidade para que os profissionais possam conhecer o trabalho de instituições parceiras que atendem o público jovem, promovendo socialização de saberes em torno da temática.
A EJA abrange uma diversidade de pessoas: mulheres, homens, pessoas com deficiência e da terceira idade e jovens, entre outros, que requerem atendimento às especificidades de cada um, com seus desafios, bem como o trabalho coletivo com todos. No caso do evento de segunda-feira, o foco é voltado às juventudes, no plural, pois dentro desse recorte de faixa etária também há uma diversidade de sujeitos, mas com atenção à característica do público jovem da EJA.
DIÁLOGO – A proposta contempla diálogo com representantes da instituição Ficar de Bem, que atua na proteção integral de crianças e adolescentes, e da Fundação Casa, com base na síntese de respostas enviadas pelas escolas em formulários que abordaram dúvidas, desafios e conquistas no trabalho pedagógico com os jovens. O material foi compilado pela equipe da formação e será apresentado e discutido no encontro, que terá como representantes das duas instituições a psicóloga social e técnica do serviço de medidas socioeducativas (meio aberto) Marie Pereira Fernandes (Ficar de Bem) e o coordenador pedagógico da Fundação Casa de São Bernardo, Luís Carlos Benigno da Silva.
“O encontro de segunda-feira reforça a importância da articulação interinstitucional, contribuindo para o desenvolvimento dos profissionais da EJA, valorizando a formação continuada e promovendo uma educação mais inclusiva, acolhedora e atenta às especificidades das juventudes presentes na EJA. A iniciativa vai ao encontro da política de qualificação, formação e valorização dos profissionais da nossa rede municipal da Educação”, disse a diretora da Seção de Formação da Secretaria, Izaura Naomi Yoshioka Martins.
A programação do encontro prevê também uma abertura cultural, com apresentação de estudantes egressos da EMEB Maria Adelaide Rossi, localizada na região central da cidade. Eles participaram de um projeto musical desenvolvido na unidade, seguiram carreira no estilo Hip Hop e hoje vivem de música, com canções de autoria própria.
SABERES – O Programa Saberes é mais uma ação formativa da Escola de Formação de Profissionais de Educação (Efope), que coloca na pauta da rede temas relevantes para qualificar a formação docente, atendendo às especificidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Já contemplou, por exemplo, a temática Formação do Leitor Literário, com Diana Navas, a Alfabetização como Direito da Criança, com Giovana Zen; e ‘A Escola do Ser e do Ter’, com a palestrante Angeles Abelleira.

