556 MOTORISTAS SÃO FISCALIZADOS EM SANTO ANDRÉ DURANTE AÇÃO CONTRA ÁLCOOL AO VOLANTE

Uma operação de fiscalização contra a combinação de álcool e direção abordou 556 motoristas em Santo André na última sexta-feira (31/10). A ação foi realizada pelo Detran-SP, com apoio da Polícia Militar, em vias movimentadas da cidade.
A iniciativa teve como objetivo prevenir ocorrências de trânsito relacionadas ao consumo de bebida alcoólica por condutores. Durante a blitz, 12 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto a recusa quanto a constatação de até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste são consideradas infrações gravíssimas, previstas nos artigos 165 e 165-A. Nestes casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70, além de abertura de processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor da multa dobra.
Se o condutor for flagrado dirigindo durante o período de suspensão, a penalidade pode evoluir para cassação do direito de dirigir. Nessa situação, é necessário refazer todo o processo de habilitação após 24 meses.
Já quando o teste do etilômetro aponta índice igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar, o caso é tratado como crime de trânsito. O motorista é conduzido ao distrito policial e, se condenado, pode cumprir pena de seis meses a três anos de prisão, conforme previsto na Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
#fiscalizacao #transitoseguro #saobernardo
