Equipamento municipal, que desde janeiro está de portas abertas, foi selecionado em iniciativa do Ministério da Saúde que visa reduzir a superlotação e qualificar o atendimento

Referência na região, o Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo registrou nesta terça-feira (4/11) o começo do projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com grandes hospitais privados, para qualificar o atendimento nas emergências de hospitais públicos do País. O projeto, que não envolve recursos municipais, é realizado por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).

Durante dois dias, os consultores do programa, a médica Patrícia Guimarães e o enfermeiro Pedro Freitas, vão visitar as dependências do pronto-socorro do Hospital de Urgência – que abriu as portas para demandas espontâneas no primeiro dia de governo do prefeito Marcelo Lima -, conhecer todos os processos para identificação de possíveis gargalos e oportunidades de melhorias.

Ao final do segundo dia serão apresentados os primeiros diagnósticos, que serão aprofundados, trabalhados e melhorados, com a participação ativa de toda a equipe do Hospital, por um período de um ano, com reuniões mensais com os consultores. Essa é a segunda vez que o Hospital de Urgência é selecionado no programa, a primeira desde a mudança no perfil de atendimento, funcionando de portas abertas.

O diretor técnico do Hospital de Urgência, Dr. Fábio Silveira, explicou que a abertura do pronto-socorro para demandas espontâneas mudou o perfil de atendimento da unidade de saúde e essa nova edição do Lean visa aprimorar os protocolos. “Agora a gente tem um outro hospital. Nosso objetivo é tentar otimizar processos para que a gente consiga reduzir tempo de atendimento, tempo de internação, reduzir alguns gargalos que ainda existem na instituição”, detalhou. “Nosso objetivo é que os ensinamentos que vamos ter nesse processo sejam implementados na cultura da instituição. São mudanças que vão permear, a partir da conclusão desse projeto, a rotina do hospital daqui para frente, em um processo contínuo de aperfeiçoamento”, concluiu.

DIAGNÓSTICO – Durante a primeira palestra de apresentação do programa para a equipe do Hospital, os consultores destacaram que a identificação e solução dos gargalos passa pelo alinhamento da comunicação entre todos os colaboradores. “É um diagnóstico que a equipe faz para a própria equipe propor as soluções. Costumamos dizer que a equipe é a estrela desse projeto, nós somos os facilitadores”, pontuou Patrícia. “O objetivo final é qualificar o trabalho para que todos os processos sejam otimizados, evitando retrabalho ou processos desnecessários, para na ponta melhorar a experiência dos pacientes”, complementou Pedro.

LEAN NAS EMERGÊNCIAS – O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa por um grupo de seis hospitais privados, por meio PROADI-SUS (do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

As indicações para participação no projeto acontecem em ciclos, a cada seis meses, e são um consenso entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e aprovados nas CIBs (Comissões Intergestores Bipartites) estaduais.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.