COM AJUDA DOS PAIS E MUITO ESFORÇO, JOVEM DO D.E.R. CONQUISTA DIPLOMA DE MEDICINA

A jovem Danielli de Sousa Guedes, de 26 anos, é mais um exemplo de superação e persistência em São Bernardo. Com o sonho de se tornar médica, hoje a profissional vive uma nova fase na sua vida e na da família. Formada em Medicina em 2023, ela morou por 24 anos no bairro D.E.R., ao lado dos pais, e viu sua realidade mudar graças à profissão.
Aluna de escola pública, Danielli se inscreveu em 2017 no processo seletivo da faculdade Uninove, unidade de São Bernardo, onde conseguiu uma bolsa de 100% para estudar Medicina. “Na hora que fiquei sabendo foi um misto de sensações, mas não tive a felicidade plena, minha ficha não havia caído”, conta à TV SBC sobre o resultado.
Antes de começar a faculdade, Danielli chegou a vender trufas nas ruas e trabalhar em um call center, até iniciar os cursinhos preparatórios. As dificuldades durante o curso também vieram, entre elas a insegurança. “Acredito que uma das piores dificuldades foi durante a pandemia, pois meus pais estavam desempregados, e todos em casa, ficava difícil, porque não tinha o convívio com os pacientes, o que fez que esse período ficasse maçante e desesperador”, relembra.
A jovem reforça que não conseguiria se formar se não fosse pela ajuda dos pais, já que o curso era integral e exigia dedicação total. Desde abril de 2024, Danielli trabalha como médica generalista e, ao mesmo tempo, faz pós-graduação em Medicina do Trabalho. Além disso, hoje ajuda o irmão mais novo a pagar a faculdade.
A relação com a comunidade do D.E.R., onde nasceu e cresceu, continua presente. Os pais seguem apegados à região. Apesar de ter presenciado situações que preferia não ter visto, Danielli tem orgulho de sua trajetória.
Neste período de Enem, a história de Danielli serve de inspiração para quem está lutando por um futuro melhor. Aos jovens que enfrentam dificuldades financeiras e sociais, a médica deixa um conselho: acreditar em si e não desistir. “Insista em vocês mesmos. Dediquem tempo ao seus objetivos, hoje em dia temos a internet, e muitos cursos que podem nos profissionalizar”, afirma.
