Município é o 5º melhor do Estado de São Paulo e o 27º do Brasil no indicador de acesso à saúde do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025 do Centro de Liderança Pública

O município de Diadema ocupa a primeira colocação entre as sete cidades do Grande ABC em acesso à saúde no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Também é a quinta melhor do Estado de São Paulo e a 27ª do país.

Em vistoria às obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Paineiras, região norte da cidade, na última semana, o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, destacou os indicadores alcançados na saúde.

“Diadema está no ranking das cidades com melhor acesso à saúde do país, isso mostra o avanço e nosso comprometimento em trabalhar e mudar o cenário. Estamos em fase final das obras da UPA Paineiras, que será entregue no aniversário de Diadema (08/12), e irá reforçar ainda mais esses indicadores”, afirmou.

A cobertura vacinal é um dos destaques, sendo que Diadema é o 10º melhor município do Brasil em vacinação, de acordo com o ranking. 

“A luta continua sempre para que possamos proporcionar a cada um respeito, dignidade e uma saúde melhor”, completou o prefeito.

Na vistoria à obra, o chefe do Executivo esteve acompanhado do secretário da Saúde, Antonio Carlos do Nascimento, do secretário adjunto da Saúde, Gustavo Tomaz, da secretária de Obras, Melissa Duaik, e de vereadores.

Acesso à saúde

De acordo com o CLP, o recorte da garantia de acesso à saúde no ranking busca avaliar o nível de bem-estar da população e está diretamente associada à missão governamental de atender as necessidades da população, sendo que a maior qualidade de vida afeta diretamente a produtividade e a competitividade de um município.

A edição 2025 do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 418 cidades brasileiras acima de 80 mil habitantes, o que corresponde a cerca de 60% da população do país.

UPA Paineiras

A Unidade está sendo construída ao lado da Unidade Básica de Saúde que leva o mesmo nome do bairro. Ao todo, serão 25 leitos e a previsão é de 15 mil atendimentos mensais. O projeto teve adaptações neste ano e passará a contar com sistema fast track (novo fluxo de atendimento para otimizar o atendimento de casos leves), UPA Infantil (mais uma referência em atendimento pediátrico) e mini-lab (o exame é processado no próprio local, reduzindo o tempo de espera).

Fotos: Obras da nova UPA Paineiras. Crédito das fotos: André Baldini. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.