AFRO-X VOLTA A SÃO BERNARDO COM SHOW GRATUITO NO JARDIM CALUX

O rapper Afro-X está de volta a São Bernardo do Campo. Após nove anos longe dos palcos da cidade, o artista se apresenta neste sábado (15/11), às 14h, na Praça Vicente Antônio de Almeida, no Jardim Calux. A apresentação gratuita integra o calendário especial promovido pela Prefeitura durante o Mês da Consciência Negra.
Natural de São Bernardo, Afro-X retorna ao bairro onde parte de sua família ainda reside, com um repertório que mistura clássicos do grupo 509-E e sucessos da carreira solo, como A Vida é Desafio, cantada com os Racionais MC’s. O show contará também com a participação dos DJs Luciano, Katatau e Pantera.
“Muito importante a iniciativa da atual gestão. Nos últimos dois governos essa pauta ficou esquecida. E é uma pauta nacional. Essa discussão acaba sendo reparação diante da nossa história, da escravidão do Brasil. Dar voz aos negros motiva, resgata a autoestima e valoriza a comunidade que contribuiu – e ainda contribui – para o crescimento do nosso País”, destacou Afro-X.
“O rap e o hip-hop são importantes, porque trazem conscientização dentro da música negra. As pautas que o rap traz questionam e fazem a sociedade refletir em busca de melhora e do espaço devido. E também dialoga com a juventude, porque tem linguagem mais direta para conversar com as comunidades, com as periferias. Além da musicalidade. Não é só a crítica social, mas o resgate da cultura negra. Música boa que traz não só nostalgia, mas a esperança de tempos melhores”, concluiu o rapper.
Além do show no Calux, a agenda do fim de semana inclui encontro com os autores Ronny Abreu e André Vazzios, nesta sexta-feira (14/11), na Biblioteca Guimarães Rosa, às 14h30. No sábado (15/11), o Parque da Juventude recebe o Festival Batuque no Parque, com atrações de samba e cultura afro-brasileira, das 14h às 20h. Ainda no sábado, será inaugurada a Biblioteca Rubens Saraceni, no bairro dos Casa. Já a EMEB Manoel Torres de Oliveira, no Jardim Limpão, será palco do Festival de Negritismo no sábado e domingo.
As ações têm apoio de organizações locais e reforçam o compromisso do município com a promoção da igualdade racial.
