Iniciativa reuniu estudantes, professores e empreendedores no equipamento municipal para uma tarde de inovação, conexões e oportunidades na economia digital

O Ceitec (Centro de Inovação e Tecnologia), localizado no Baeta Neves, se tornou, nesta terça-feira (18/11), o ponto de encontro entre estudantes, professores, empreendedores e profissionais que buscam reinventar seus caminhos na economia digital. A primeira edição do Inova SBC reuniu cerca de 200 inscritos em uma tarde intensa de palestras, conexões e experiências práticas sobre inovação, futuro do trabalho e geração de oportunidades no município.

Com uma programação que reuniu palestras de referência nacional, estandes de economia criativa, orientação profissional e vivências inspiradoras, o evento reforçou a posição de São Bernardo como um dos polos de tecnologia e empreendedorismo no Grande ABC.

O prefeito Marcelo Lima destacou o papel estratégico do Inova SBC para o desenvolvimento econômico do município. “São Bernardo está construindo um novo ciclo de crescimento baseado em tecnologia, criatividade e oportunidade. O Ceitec é a casa da inovação, e seguiremos fortalecendo esse importante equipamento público.”

Entre os destaques da edição, grupos de alunos da Etec Lauro Gomes vivenciaram, na prática, como a inovação impacta diretamente suas futuras carreiras. A professora Rosinei Araújo, que levou três turmas do curso de Secretariado, frisou a importância de conectar o ensino técnico ao mercado real. “Esses jovens estão construindo seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e precisam pensar em soluções inovadoras. O Inova SBC oferece repertório, clareza e inspiração. As palestras mostram caminhos possíveis e ajudam o aluno a compreender que empreender também é uma possibilidade dentro da própria área de formação.”

CONEXÃO – O diálogo com palestrantes e expositores auxiliou os estudantes a enxergar novas perspectivas. Para muitos, foi o primeiro contato direto com debates sobre transformação digital, criatividade aplicada aos negócios e novas profissões impulsionadas pela tecnologia. Rosinei sustentou que o evento foi fundamental para escutar quem trouxe soluções transformadoras. “Os jovens têm muita criatividade. O evento de hoje serviu para compor a experiência dos palestrantes e dos expositores. É incrível essa junção de conhecimentos e tenho certeza que será extremamente positivo”, completou.

Ao todo, empreendedores de 20 estandes estiveram presentes no Ceitec, focados em promover economia criativa, diálogo com os presentes e sustentabilidade. Entre eles, Paola Araújo e Andreu Brandão, que atuam há pouco mais de um ano com produtos sustentáveis e aromatização para casa, destacaram o impacto das feiras promovidas pela cidade. “O Inova SBC amplia nossas conexões e nos coloca diante de um público que se identifica com o que fazemos. Estar em um espaço como esse nos fortalece financeiramente, profissionalmente e também inspira outras pessoas a acreditarem que é possível empreender fazendo aquilo que se ama.” A dupla reforçou também a importância da troca com estudantes e jovens empreendedores, que formam grande parte do público dos eventos de inovação.

REFERÊNCIA – As palestras também foram ponto-chave do evento, onde duas convidadas reconhecidas no cenário nacional compartilharam seus conhecimentos:
Sandra Turchi, especialista em transformação digital, abordou como construir negócios na era digital e navegar em um mercado em constante mudança.
Maryana com Y, referência em felicidade corporativa e inteligência HUMORcional, apresentou estratégias para multiplicar bem-estar e criatividade nas equipes e nos negócios.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, destacou o impacto do evento alinhado às demandas do município. “O Inova SBC entrega aquilo que defendemos: conhecimento acessível, contato direto com o mercado, geração de renda e um ambiente de transformação. Aqui, estudantes, empreendedores e empresas constroem juntos o futuro da cidade. Nosso compromisso é ampliar ainda mais essa rede e fortalecer o Ceitec como referência regional em inovação”, concluiu.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.