SÃO BERNARDO APRESENTA AÇÕES DE ENFRENTAMENTO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS IMPLEMENTADAS NA CIDADE

Iniciativas da Secretaria de Meio Ambiente são debatidas em encontro organizado pelo Ministério das Cidades, UFABC e Observatório das Metrópoles
Ações da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal (SEMAS) de São Bernardo foram selecionadas para orientar as discussões na oficina ‘Instrumentos Urbanísticos e Mudanças Climáticas na Perspectiva das Cidades’, dentro do projeto Avaliação e Implementação de Instrumentos de Política Urbana na Perspectiva da Adaptação Climática (AIPUAC).
Matheus Graciosi, secretário adjunto da SEMAS e a diretora de Gestão Ambiental da Prefeitura, Flávia Massimetti, foram os representantes da administração municipal na atividade, na qual apresentaram ações e políticas públicas implementadas pela gestão Marcelo Lima, relacionadas ao enfrentamento às mudanças climáticas.
Organizada pela Universidade Federal do ABC (UFABC), Ministério das Cidades e Observatório das Metrópoles, a oficina foi realizada no anfiteatro do campus de São Bernardo da instituição, na última semana. O evento contou também com técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, além de representantes de organizações da sociedade civil de São Bernardo (Instituto Potência das Quebradas, ONG Ecolmeia e Observatório do Rudge Ramos).
Graciosi apresentou parte dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na secretaria desde o início do ano, entre os quais, destacou a criação e inovação do Centro Municipal de Emergências Climáticas (CMEC), bem como o Fórum Social de Mudanças Climáticas. Já a diretora de Gestão Ambiental participou da mesa que discutia diferentes aplicações do instrumento Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que remunera mensalmente as duas cooperativas de material reciclável de São Bernardo, apresentado como uma experiência de inovação da utilização do instrumento.
A atividade tinha como objetivo promover o diálogo entre pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil sobre os desafios e as oportunidades de articulação entre os instrumentos de política urbana e a agenda das mudanças climáticas. Aliás, tema que norteia as discussões na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que ocorre até 21 de novembro em Belém, no Pará.
“Para nós, é uma alegria enorme ser o município selecionado para discussão coletiva das iniciativas que estamos desenvolvendo ao longo do ano. Isso evidencia que a agenda ambiental pode ser inovadora, inclusive, quando aliada ao desenvolvimento do território de forma mais ampla. Momentos de troca como esses são necessários para conhecermos outras experiências e aprimorarmos nossa atuação enquanto Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal de São Bernardo”, comentou o secretário adjunto.
A oficina, organizada pelo Núcleo São Paulo, representado pela UFABC, que sediou o evento, busca refletir sobre experiências práticas e abordagens institucionais no enfrentamento às mudanças climáticas em áreas urbanas, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo, com ênfase no território do município de São Bernardo. Para além disso, a oficina foi pensada para ser um espaço de construção coletiva de conhecimento e articulação entre atores envolvidos na implementação de políticas urbanas e ambientais mais integradas e adaptativas.
