Município recebe a única premiação do Estado de São Paulo entre mais de 70 trabalhos apresentados

O SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) de São Bernardo foi destaque no CIAD (Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar) 2025 ao conquistar o prêmio na categoria Trabalho Científico, entre mais de 70 produções inscritas. O estudo premiado é o “Mapeamento de Indicadores Psicossociais do Serviço de Atenção Domiciliar: Subsídios para a Prática Clínica da Psicologia” e apresenta uma análise quantitativa e qualitativa baseada nas respostas de 390 participantes, entre pacientes e cuidadores, sendo o único trabalho do Estado de São Paulo a ser reconhecido no evento.

Para a gerente do SAD, a enfermeira Kelly Bianchini, a premiação reforça o protagonismo do município na Atenção Domiciliar e evidencia o compromisso da equipe com a qualificação da assistência.  “O estudo recebeu orientação científica da gestão, foi aplicado pela equipe multidisciplinar e analisado pela psicóloga do SAD, Camila Silva Lima”, detalha.

“Identificamos níveis de prioridade psicossocial e fatores como sofrimento psíquico, sobrecarga do cuidador, rede de apoio e situações de vulnerabilidade, oferecendo bases sólidas para organizar e qualificar a atuação da Psicologia no SAD, uma oferta recentemente incorporada ao serviço”, completa.

RELEVÂNCIA — A gerente destaca que os resultados reafirmam a importância da Psicologia para aprimorar o cuidado ao usuário e demonstram o compromisso da gestão em implementar práticas mais assertivas e sensíveis às necessidades reais de pacientes e cuidadores. “Esse avanço também expressa nosso esforço contínuo em incentivar a equipe na produção científica e na participação em eventos técnicos, fortalecendo a liderança do SAD no município e consolidando uma cultura de desenvolvimento e formação permanentes”, pontua.

Kelly reforça que a premiação no CIAD 2025 reafirma o compromisso de São Bernardo com a inovação, a produção de conhecimento e a excelência na Atenção Domiciliar, consolidando o SAD como referência nacional e reforçando sua missão de atuar com propósito, responsabilidade e cuidado integral às famílias atendidas.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, também destaca que, assim como o SAD, diversas outras iniciativas da rede municipal de Saúde foram premiadas ou reconhecidas como referência nacional e regional ao longo deste ano, entre elas, o reconhecimento da Fiocruz para a estratégia de matriciamento na Atenção Básica e as boas práticas para prevenção, identificação e tratamento de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). “É um grande orgulho e o reconhecimento do esforço diário de todas as pessoas que atuam na nossa rede”, conclui.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.