A mostra propõe uma imersão na poética do artista, recriando parte de seu ateliê no espaço expositivo. A experiência se completa com obras que marcaram sua trajetória, apresentadas ao lado de trabalhos inéditos. Entre os destaques, está uma pintura em grande formato, 2,5m x 12m, além de um mural coletivo que será produzido ao longo da exposição

Pinacoteca de São Bernardo do Campo apresenta, entre os dias 31 de janeiro e 28 de março de 2026, uma exposição individual do artista Daniel Melim (São Bernardo do Campo, SP – 1979). Com curadoria assinada pelo pesquisador e especialista em arte pública Baixo Ribeiro e produção da Paradoxa Cultural, a mostra “Reflexos Urbanos: a arte de Daniel Melim” reúne um conjunto de 12 obras – dentre elas oito trabalhos inéditos. 

A exposição apresenta uma verdadeira introspectiva do trabalho de Daniel Melim – um mergulho em seu processo criativo a partir do olhar de dentro do ateliê. Ao lado de obras que marcaram sua trajetória, o público encontrará trabalhos inéditos que apontam novos caminhos em sua produção. Entre os destaques, uma pintura em grande formato — 2,5m x 12m — e um mural coletivo que será produzido ao longo da mostra.

Com obras em diferentes formatos e dimensões – pinturas em telas, relevos, instalação, cadernos, elementos do ateliê do artista -, a mostra aborda o papel da arte urbana na construção de identidades coletivas, a ocupação simbólica dos espaços públicos e o desafio de trazer essas linguagens para o contexto institucional, sem perder seu caráter de diálogo com a comunidade.

O recorte proposto pela curadoria de Baixo Ribeiro conecta passado e presente, mas principalmente, evidencia como Melim transforma referências visuais do cotidiano em obras que geram reflexão crítica, possibilitando criar pontes entre o espaço público e o institucional.

A expografia de “Reflexos Urbanos: a arte de Daniel Melim” foi pensada como um ateliê expandido, com o intuito de aproximar o público do processo criativo de Melim. Dentro do espaço expositivo, haverá um mural colaborativo, no qual os visitantes poderão experimentar técnicas como stencil e lambe-lambe. Essa iniciativa integra a proposta educativa da mostra e transforma o visitante em coautor, fortalecendo a relação entre público e obra. 

“Sempre me interessei pela relação entre a arte e o espaço urbano. O stencil foi minha primeira linguagem e continua sendo o ponto de partida para criar narrativas visuais que dialogam com a vida cotidiana. Essa mostra é sobre esse diálogo: cidade, obra e público”, explica Daniel Melim.

Artista visual e educador, reconhecido como um dos principais nomes da arte urbana brasileira, Daniel Melim iniciou sua trajetória artística no final dos anos 1990 com grafite e stencil nas ruas do ABC Paulista. Desenvolve uma pesquisa autoral sobre o stencil como meio expressivo, resgatando sua importância histórica na formação da street art no Brasil e expandindo seus potenciais pictóricos para além do espaço público. Sua produção se caracteriza pelo diálogo entre obra, arquitetura e cidade, frequentemente instalada em áreas em processo de transformação urbana.

“Essa exposição individual é uma forma de me reconectar com o lugar onde tudo começou. São Bernardo do Campo foi minha primeira escola de arte – não apenas pela faculdade, mas pela rua, pelos muros, pelas greves que eu vi quando ainda era criança. Essa experiência formou a minha visão de mundo. Trazer esse trabalho de volta, no espaço da Pinacoteca, é como abrir o meu ateliê para a cidade que tanto me acolheu e me fez crescer”, comenta.

Os stencils, o imaginário gráfico da publicidade, críticas à sociedade de consumo e ao cotidiano urbano são marcas do trabalho de Melim. Cores chapadas, sobreposições e composições equilibradas são algumas das características que aparecem tanto nas obras históricas de Daniel Melim, quanto em novos trabalhos que o artista está produzindo para a individual. “Reflexos Urbanos: a arte de Daniel Melim” é um convite para o visitante mergulhar e se aproximar do processo criativo do artista. A mostra fica em cartaz até o dia 28 de março de 2026.

A exposição “Reflexos Urbanos: a arte de Daniel Melim” é realizada com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Sobre o artista

Daniel Melim (São Bernardo do Campo, SP – 1979) é artista visual e educador, reconhecido como um dos principais nomes da arte urbana brasileira. Graduado em Arte-Educação pela FATEA (2001) e com especialização em Linguagens Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (2005), iniciou sua trajetória artística no final dos anos 1990 com grafite e stencil nas ruas do ABC Paulista. Desde então, desenvolve uma pesquisa autoral sobre o stencil como meio expressivo, resgatando sua importância histórica na formação da street art no Brasil e expandindo seus potenciais pictóricos para além do espaço público.

Sua produção se caracteriza pelo diálogo entre obra, arquitetura e cidade, frequentemente instalada em áreas em processo de transformação urbana. É autor de murais de grande impacto, como o Mural da Luz, eleito pela Veja São Paulo como uma das obras de arte mais representativas da cidade. Em 2025, participou de residência artística em Paris, no contexto do Ano do Brasil na França, criando um mural em vidro e atividades educativas com crianças.

Melim já apresentou sua obra em instituições como MASP, Museu Afro Brasil, Fundação Iberê Camargo, Memorial da América Latina, Pinacoteca de São Paulo, Fundação Marcos Amaro, Museu de la Solidaridad Salvador Allende (Chile), Space Gallery (Dinamarca), Bienal de Valência (Espanha) e Biblioteca Benjamin Rabier (França). Também possui obras em acervos permanentes de instituições como MASP, Museu Afro Brasil, Pinacoteca de São Paulo, Fundação Marcos Amaro, Museu de la Solidaridad Salvador Allende (Chile) e AMBA Collection (Londres).

Paralelamente, Melim mantém forte atuação social e educativa, desenvolvendo projetos como o Projeto Jardim Limpão, que leva arte, oficinas e formação a comunidades periféricas do ABC Paulista. Em suas exposições institucionais, integra dispositivos educativos e participativos – como murais colaborativos e mediações – reforçando seu compromisso com a democratização do acesso à arte.

Com uma abordagem que alia experimentação estética e engajamento social, sua obra reflete sobre os limites entre arte pública, identidade cultural e processos de pertencimento, consolidando-se como referência na arte urbana contemporânea.

Serviço“Reflexos Urbanos: A arte de Daniel Melim”
Período de visitação: 31 de janeiro a 28 de março de 2026
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo | Rua Kara, nº 105 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo/SP
Horário de funcionamento: terça, das 9h às 20h; quarta a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 10h às 16h. Fechado aos domingos e às segundas.
Entrada gratuita

Acessibilidade: braile, obras táteis e piso tátil

Site: https://www.melim.art.br/

Instagram: @melim_abc @pinacotecasbc

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.