GCM AMBIENTAL DE DIADEMA ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE SARUÊS

Com o aumento da frequência de chamados para resgate de saruês, a equipe ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema reforçou seu trabalho educativo junto à população em geral. Sempre com o lema “Informar, proteger e preservar”, o grupamento gravou um vídeo explicativo para orientar o público sobre como agir nessas ocorrências.
A gravação mostra algumas cenas de resgates de saruês em Diadema, mas enfatiza a advertência para que as pessoas mantenham distância e não tentem capturar esses animais. Além disso, explica que a GCM Ambiental só deve ser acionada se o bicho estiver ferido ou preso. Caso contrário, quando o saruê está livre e saudável, ele costuma seguir seu próprio caminho.
Para elaborar a gravação, a GCM Ambiental contou com o apoio do veterinário Augusto Tavares, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMAS). O profissional explicou que é normal o aumento da população de saruês, pois o período de reprodução do animal vai de setembro a março.
O vídeo enfatiza a importância do cuidado com os saruês, que contribuem para um ecossistema equilibrado e saudável, auxiliando no controle de pragas e se alimentando de frutas e, até, de pequenas serpentes. Além disso, explica que são animais que podem rosnar quando se sentem ameaçados ou assustados, mas não atacam.
Por fim, a gravação ensina que a GCM Ambiental só deve ser acionada para resgatar saruê, se o mesmo estiver ferido, preso ou oferecendo risco. Nesses casos, os animais são encaminhados à Secretaria de Meio Ambiente para avaliação e posterior reintegração à natureza, com soltura em área de mata.
Vale sempre relembrar que se a pessoa for mordida por saruê ou quaisquer outros animais silvestres, devem, por precaução, procurar atendimento médico.
Serviço:
GCM Ambiental de Diadema
Ligue 153 (Atendimento 24 horas)


