OPERAÇÃO SÃO BERNARDO PROTEGE REALIZA MUTIRÕES EM ÁREAS DE RISCO PARA CONSCIENTIZAR COMUNIDADES

Nesta semana, regiões do Grande Alvarenga, Riacho Grande e Vila São Pedro recebem a força-tarefa; ações preventivas como limpeza de taludes e bocas de lobo seguem em todo o município
Reforçando as iniciativas de prevenção, mitigação e resposta a emergências climáticas, a Operação São Bernardo Protege está intensificando os mutirões em áreas de maior vulnerabilidade da cidade. Coordenada pela Defesa Civil, a ação tem como objetivo preservar vidas e reduzir danos durante as fortes tempestades típicas deste período.
“Os mutirões são essenciais para que possamos levar informações corretas aos moradores sobre como se prevenir antes, durante e depois de grandes acumulados de chuva, além de orientá-los sobre quem acionar em caso de intercorrências nas casas, ruas ou bairros. Esse contato direto com a comunidade é fundamental para lidar com qualquer acontecimento de grandes proporções”, destacou o coordenador da Defesa Civil do município, Marcos Cayres.
Lançada no dia 1º de dezembro, a Operação São Bernardo Protege é uma ação intersecretarial vigente até 15 de abril de 2026. Integrada ao Sistema Municipal de Defesa Civil, estabelece um plano preventivo e de respostas para a gestão de riscos durante o período chuvoso. Na última semana, a força-tarefa percorreu bairros como Parque São Bernardo, Vila Vanguarda, Vila Progresso, Nova Baeta, Batistini, Jardim Skaff, Jardim da Represa e Parque Imigrantes, reunindo agentes da Defesa Civil, agentes comunitários de saúde, equipes de zoonoses e voluntários.
Nesta segunda-feira (8/12), o mutirão atua no Grande Alvarenga, nos bairros Parque das Garças, Casas Fortaleza, Serro Azul, Parque Esmeralda, Jardim Thelma/Jardim Cantareira, Laura II e João de Barro. Ao longo da semana, a ação continuará no Riacho Grande (Areião, Sabesp, Vila dos Estudantes, Jurubeba e Lulaldo), além da Vila São Pedro, Grotão e Vila Esperança.
Para o diretor de Gestão de Riscos da Defesa Civil, Matheus Santos de Almeida, a aproximação com os moradores é decisiva. “O diálogo porta a porta deixa as famílias mais seguras sobre como agir diante de chuvas de grande volume ou caso percebam alterações estruturais em suas residências. Essa proximidade fortalece nossa rede de resposta e torna o atendimento mais assertivo”, afirmou.
AÇÕES CONTÍNUAS – De forma antecipada ao período de maior risco, São Bernardo vem executando um planejamento preventivo robusto para minimizar impactos de eventos climáticos extremos. Entre as ações em andamento estão: limpeza de taludes e bocas de lobo; manutenção das estações elevatórias; verificação dos pluviômetros instalados na cidade; monitoramento permanente das áreas de encosta.
Esse conjunto de medidas orienta a priorização de obras e assegura maior rapidez nas respostas a situações de emergência. Como parte das ações de combate às enchentes, a Secretaria de Serviços Urbanos também concluiu a limpeza e manutenção do Piscinão do Paço Municipal, referência nacional em drenagem urbana, com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água. O reservatório reduz o volume direcionado ao Ribeirão dos Meninos e recebe a água bombeada pelas estações elevatórias da Vila Vivaldi.
A gestão operacional do Piscinão e das elevatórias é conduzida pela Secretaria de Transporte, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, via Departamento de Macrodrenagem.
CALENDÁRIO DOS MUTIRÕES – SÃO BERNARDO PROTEGE
10/12 (quarta-feira): Ferrazópolis/Montanhão (Novo Horizonte, Jesus de Nazareth, Jardim Regina, Jardim Limpão e Biquinha) e Montanhão/Cafezais;
12/12 (quarta-feira): Riacho Grande (Areião, Sabesp, Vila dos Estudantes, Jurubeba e Lulaldo);
15/12 (sexta-feira): Vila São Pedro, Grotão e Vila Esperança.


