NOVO CENTRO DE INFUSÃO QUALIFICA ATENDIMENTO NO HOSPITAL DE CÂNCER DE SÃO BERNARDO

Espaço, implementado com recursos próprios, ao lado do pronto-atendimento da unidade, tem capacidade para realizar cerca de 400 atendimentos mensais
A Prefeitura de São Bernardo, governada por Marcelo Lima, entregou nesta terça-feira (16/12), o novo Centro de Infusão do Hospital de Câncer de São Bernardo Padre Anchieta. O espaço, coordenado pela Secretaria de Saúde, conta com sete poltronas para administração segura de medicamentos de média e alta complexidade, com aplicação intravenosa. A nova instalação qualifica o atendimento da unidade hospitalar, com capacidade de atendimento de até 400 pessoas por mês.
Montado ao lado do pronto-atendimento da unidade, o centro de infusão atende pacientes com doenças crônicas e autoimunes, neurológicas, gastroenterológicas, reumatológicas, dermatológicas e infectológicas, sempre sob indicação médica e monitorização multiprofissional. O equipamento elimina a necessidade dos pacientes que necessitam de medicamentos com aplicação endovenosa se internarem, dando mais conforto para o paciente e reduzindo os custos do hospital.
“É desta forma que a gente está governando, olhando para todos. Hoje estamos em um local que foi implementado e está em funcionamento com recursos próprios, com as equipes que já estão no hospital, entregando um equipamento a mais. É fazer mais com menos. E o mais importante: atendendo a nossa população de São Bernardo”, frisou o prefeito Marcelo Lima, ao destacar que o Hospital de Câncer é referência regional em atendimento a pacientes oncológicos e o novo centro de infusão é uma inovação que vai trazer mais comodidade para os pacientes e para as equipes em geral.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, pontuou que o centro atua principalmente nas terapias de suporte e em outras condições clínicas que demandam infusão programada. “Temos uma equipe extremamente preparada e capacitada para atender aos nossos pacientes. Com essa nova estrutura, a gente qualifica ainda mais um trabalho que já é realizado com total excelência”, destacou.
Para o diretor técnico do Hospital de Câncer, Dr. Luiz Noyama, esse é um equipamento estratégico para a rede de saúde, porque permite que muitos pacientes recebam terapias que, muitas vezes, exigiriam internação hospitalar ou deslocamento para outros serviços. “Com a implantação do Centro, avançamos para evitar internações desnecessárias, reduzir filas, qualificar o cuidado ambulatorial e organizar melhor o fluxo de atendimento, fortalecendo a rede como um todo.”
APROVAÇÃO – Quem utiliza o serviço atesta a importância do serviço. Morador do Jardim das Oliveiras, Edmilson Andrade Farias, de 63 anos, faz tratamento para psoríase há cerca de cinco anos. Desde abril, tem sido atendido no Hospital de Câncer para a infusão e não poupa elogios ao atendimento recebido. “Tem sido maravilhoso. Realmente, estão todos de parabéns, todos os funcionários, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos. Está igual ou melhor ao atendimento particular”, afirmou Edmilson. Um ambiente arejado, confortável e seguro contribui para a recuperação do paciente, avalia o munícipe. “A gente fica mais tranquilo, mais calmo, a pressão não sobe, o remédio faz até mais efeito”, concluiu.


