Programa inédito da Prefeitura promove o primeiro processo de seleção para escolher 10 profissionais para período de até 7 dias em Portugal; inscrições vão até as 23h59 do dia 4 de fevereiro

Em ação inovadora da Prefeitura de São Bernardo, os professores da rede municipal interessados em participar do processo que vai selecionar 10 profissionais para intercâmbio internacional educacional/cultural gratuito na cidade do Porto, em Portugal, já podem fazer suas inscrições. É o Conecta Professor. O prazo para buscar uma das vagas se estende até as 23h59 do dia 4 de fevereiro, conforme estabelece o edital do programa, publicado em edição extra desta sexta-feira (23/1) do jornal Notícias do Município, que traz as diretrizes que norteiam a seleção. As inscrições devem ser feitas por meio do link https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/ .

Como parte da inscrição, os candidatos deverão apresentar um resumo de proposta, vinculado a um dos eixos temáticos do congresso ‘Porto International Conference on Research in Education – ICRE’26’: Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional; Educação Especial e Pedagogia Inclusiva; e Desafios Sociais, Cultura e Educação. O congresso será o principal evento do qual participarão durante o período de estadia no Porto, que será entre os dias 19 e 26 de julho de 2026.

O edital estabelece que as 10 vagas serão distribuídas da seguinte forma: 5 vagas para professores do Ensino Fundamental (uma por ano/ciclo); 1 para professor de Educação Física; 1 para professor de Artes; 1 para professor de EJA, PAPP ou Educação Especial; 1 para professor de pré-escola; 1 para professor de creche.

O objetivo do programa é promover o aperfeiçoamento profissional dos professores da rede municipal, buscando fortalecer e complementar a formação pedagógica, com incentivo à capacitação contínua em novas metodologias e práticas educacionais. Além disso, visa proporcionar imersão cultural e linguística e estimular o aprimoramento do pensamento crítico. A expectativa é a de que a convivência com novas perspectivas culturais, sociais, acadêmicas e profissionais tenham interferência direta no desempenho profissional, bem como aprimoramento curricular.

SANCIONADA – A lei que criou o Conecta Professor foi sancionada pelo prefeito Marcelo Lima e oficializada na edição do dia 24 de outubro, após projeto do Executivo ter sido aprovado por unanimidade pela Câmara. A iniciativa, inédita na cidade, integra política pública de capacitação contínua implementada na Educação e ampliação de competências através do contato direto com metodologias e sistemas educacionais, sobretudo de outros países.

“O Programa Conecta São Bernardo Professor expressa a visão inovadora da gestão do prefeito Marcelo Lima ao colocar o professor no centro das políticas educacionais, valorizando sua trajetória, seu perfil profissional e promovendo uma formação intercultural que amplia repertórios, qualifica práticas pedagógicas e fortalece a educação pública de São Bernardo”, pontuou a secretária adjunta de Educação, Jussara Bezerra.

REQUISITOS – Conforme o edital, podem participar do processo seletivo professores titulares da rede municipal, desde que cumpram os seguintes requisitos: estar em efetivo exercício na rede municipal de ensino; apresentar assiduidade mínima anual de 85% no ano de 2025; não possuir faltas injustificadas; ter participado efetivamente dos cursos de formação promovidos pela Secretaria de Educação/Efope em 2025; para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano), cumprir as metas de alfabetização, com base na avaliação de agosto de 2025; possuir passaporte válido para o período do intercâmbio.

O edital de regularização estabelece que o processo seletivo será realizado em duas etapas: eliminatória, que prevê a verificação do cumprimento dos requisitos de inscrição, e a classificatória, com análise dos critérios previstos no edital, considerando a distribuição de vagas. Em caso de empate, será considerado o maior tempo de efetivo exercício na rede municipal.

Assim como terão direito a benefícios, os professores selecionados para o primeiro – e os futuros — intercâmbio internacional do Conecta também deverão assumir compromissos como contrapartida: participar das reuniões de orientação; cumprir todas as etapas preparatórias para o intercâmbio; participar integralmente das atividades do congresso; atuar como multiplicadores da experiência ao retornarem, compartilhando conhecimentos adquiridos; e permanecer na rede municipal por, no mínimo, 2 anos após o retorno do intercâmbio.

BENEFÍCIOS – Por meio do Conecta Professor, os profissionais selecionados para o intercâmbio internacional terão direito a passagens aéreas de ida e volta (Brasil–Portugal–Brasil); despacho de uma mala de até 23 quilos e uma bagagem de mão de até 10 quilos; hospedagem; seguro-viagem e seguro-saúde (conforme regras do programa); material didático; certificado de participação no evento; valor de diárias para despesas pessoais; traslados e participação em atividades acadêmicas, culturais e/ou turísticas; e reuniões de orientação antes do embarque.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.