ESCOLA ESTADUAL JOÃO RAMALHO LIDERA APROVAÇÕES NO PROVÃO PAULISTA EM SÃO BERNARDO

A Escola Estadual João Ramalho, localizada no Centro de São Bernardo do Campo, foi a unidade da rede estadual com o maior número de aprovados na primeira chamada do Provão Paulista 2025 na região. Ao todo, 19 estudantes foram convocados para universidades públicas paulistas, sendo 17 na primeira chamada e dois na segunda.
A maior parte dos aprovados ingressou em cursos da FATEC, com 15 convocações na primeira chamada e uma na segunda. Também houve convocações para a UNESP (uma na primeira chamada e uma na segunda) e para a USP, com uma aprovação já confirmada.
O desempenho expressivo é resultado do trabalho conjunto entre equipe escolar e alunos, que se dedicaram ao longo dos três anos do ensino médio. Entre os destaques estão Isabela Silva de La Casa, aprovada em Química na USP, e Amanda Marques Gouveia Venâncio, que ingressará no curso de Administração na UNESP.
A estudante Isabela relatou a emoção do momento: “A alegria veio em ver esse sonho se tornar realidade”. Ana Kelly Alves, outra aluna aprovada, também celebrou: “Fiquei muito feliz e comemorei com minha família. Foi um alívio conquistar essa vaga”.
No total, segundo dados oficiais, a Diretoria Regional de Ensino de São Bernardo contabilizou 265 estudantes aprovados nas duas chamadas do Provão Paulista.
Organizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Provão Paulista é uma avaliação seriada que garante acesso direto a instituições públicas de ensino superior, como USP, UNESP, Unicamp e FATECs. Na edição de 2025, foram oferecidas mais de 15 mil vagas para alunos do 3º ano do ensino médio.
Nota da Seduc-SP: A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo confirmou ao TV São Bernardo, por e-mail, que a Escola Estadual João Ramalho teve, de fato, 19 estudantes aprovados no Provão Paulista – sendo 17 na primeira chamada e 2 na segunda. A pasta também reforçou que a unidade teve o maior número de aprovados entre as escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino de São Bernardo.

