ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO DE SÃO BERNARDO FAZEM DIA DE ACOLHIMENTO NA ARENA CAIXA

Encontro realizado nesta sexta-feira (30/1) com representantes da Secretaria de Esportes e Lazer e comissões técnicas garantiu alinhamento do calendário esportivo para 2026
Dia especial para os atletas de alto rendimento de São Bernardo que, nesta sexta-feira (30/1), foram recepcionados pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, para alinhar o calendário esportivo de 2026. O encontro, ocorrido na Arena Caixa, teve como objetivo garantir acolhimento, organização e orientação aos atletas que vão utilizar o equipamento. O espaço atende atletas do judô, handebol, atletismo e ginástica artística, além de abrigar o treinamento das equipes de xadrez e damas do município.
“Uma data significativa para o esporte de São Bernardo. Agradeço aos atletas e às equipes técnicas a confiança em nossa gestão. Em 2025, começamos uma reestruturação no alto rendimento da cidade e, agora, neste ano, vamos avançar, garantindo uma estrutura melhor para os treinamentos e assegurando nossas equipes em competições importantes ao longo da temporada”, afirmou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fran Silva.
Entre os principais avanços no esporte de São Bernardo, a retomada do patrocínio da Caixa Econômica Federal à Arena Esportiva, no bairro Santa Terezinha, visando reforçar o investimento no alto rendimento. Na primeira etapa do patrocínio entre o banco e a administração municipal, as modalidades contempladas são handebol, atletismo, judô e ginástica artística.
O handebol conta com aproximadamente 200 atletas, além de 100 alunos em formação e 13 integrantes do corpo técnico, responsáveis pelo desenvolvimento das equipes. No atletismo, a Arena Caixa recebe cerca de 200 atletas, com suporte de 12 treinadores, sendo três da Secretaria de Esportes e nove do Centro de Excelência, além de quatro profissionais do corpo técnico. Já o judô conta com 70 atletas em treinamento regular, alojados no Centro de Excelência, que fica dentro da Arena Caixa, além de 200 atletas em fase de iniciação, que participam das atividades duas vezes por semana, acompanhados por 13 profissionais do corpo técnico.
A ginástica artística também integra as atividades do complexo, atendendo aproximadamente 300 crianças em programas de vivência esportiva, além do projeto de alto rendimento, que reúne cerca de 30 atletas, com acompanhamento de quatro profissionais do corpo técnico, entre fisioterapeutas e treinadores.
PROTAGONISTAS – Aos 12 anos, Allanys Santos já é referência da ginástica artística em São Bernardo. A atleta já faz parte da seleção brasileira infantil que, em 2025, disputou o Sul-Americano na Colômbia. A ginasta acredita que, em 2026, o município terá grandes resultados esportivos. “Espero que a gente consiga ter bons resultados e demonstrar na prática todo o treinamento que recebemos aqui. A cidade preparou uma grande estrutura para nos receber em 2026 e queremos contribuir nas competições.”
No handebol, Heloísa Santos Mendes também celebrou essa nova etapa do esporte em São Bernardo. Para ela, é um privilégio viver esse momento na cidade. “É um sonho defender São Bernardo. Foi um sonho estar aqui e hoje defendo a equipe cadete de São Bernardo. Tenho certeza que este ano será de grandes conquistas.”
Há 40 anos no atletismo, Gilmar Camargo comemorou o encontro de hoje e a chegada da Caixa. “É sempre muito importante que o esporte tenha bons patrocinadores, e a Caixa é uma referência no mundo esportivo. Estou muito feliz em fazer parte desse grande grupo de atletas. É também uma grande responsabilidade levar o nome da nossa cidade ao mundo.”
RETORNO DA CAIXA – Em outubro de 2025, foi firmado o novo acordo de patrocínio entre a Prefeitura de São Bernardo e a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 2,5 milhões, marcando uma nova fase de fortalecimento do esporte de alto rendimento no município.
Inaugurada em março de 2014, a então Arena Caixa nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e o Ministério do Esporte. Com 30 mil metros quadrados, o complexo conta com pista de atletismo de oito raias certificada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo, arquibancada para 1,5 mil espectadores, pista coberta, áreas de aquecimento e treinamento, além de um prédio de três andares com salas de musculação, áreas administrativas e departamento médico.
Nesta nova fase, os investimentos serão direcionados ao fortalecimento das equipes de alto rendimento, à descoberta de novos talentos e à modernização da Arena Caixa. O plano contempla ainda a aquisição de equipamentos, adequação de espaços, ampliação e contratação de equipes técnicas, incluindo psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, além da capacitação de treinadores. O projeto também amplia o alcance social do esporte como instrumento de inclusão e transformação.
