Quem passa pela Vila São José, na Rua Wanda Bueno Coelho, na altura do número 31, em São Bernardo do Campo, sempre se depara com uma horta que chama a atenção pelo cuidado e pela variedade de alimentos. O espaço funciona em um terreno da Petrobras, por onde passa um oleoduto, e é cuidado desde 2016 pelo autônomo Pedro Batista, de 62 anos, com o apoio de mais dois moradores. Os alimentos cultivados no local são doados à população.

Na horta orgânica comunitária são plantados diversos tipos de legumes, hortaliças, verduras, ervas, plantas e frutas. Ao todo, são mais de 28 variedades, entre alface, pepino, feijão, manjericão, escarola, salsinha, babosa, coentro, acerola e até melancia. À TV São Bernardo, Pedro explicou que divide o tempo entre o cuidado com a horta e o trabalho como autônomo.

Antes de se tornar uma horta comunitária, o espaço enfrentava diversos problemas, principalmente relacionados ao uso de drogas. “Aqui era uma rua muito problemática. Com dois vizinhos, fizemos a limpeza e hoje melhorou por completo com o cuidado que tivemos”, explica.

A rotina da horta conta com a ajuda de pelo menos três voluntários, entre eles dois moradores da região: Ana da Paz, de 76 anos, moradora do Golden Park, e Eurico Ferreira, também de 76 anos, morador da Vila São José. Ambos são aposentados e cresceram em meio à rotina no campo.

Todos os produtos da horta não são vendidos, mas doados aos moradores da região que passam pelo local. Dona Ana explica que, às vezes, alguns moradores não entendem o tempo de colheita dos alimentos e orienta que retornem no período adequado. Já Eurico é mais reservado e se dedica principalmente ao trabalho no espaço. “Em Minas Gerais eu trabalhava com isso. Aqui é um passatempo para mim”, conta.

Apesar de não receberem nenhum valor pelo trabalho voluntário, Pedro afirma que tudo é feito com amor e com o objetivo de incentivar uma vida mais saudável. “Tenho gastos com água, esterco e mudas, que são plantadas quinzenalmente”, explica. Ele também iniciou um projeto para captação da água da chuva, com a intenção de finalizá-lo este ano.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.