O cantor Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, está foragido após a 3ª Vara Criminal do Rio de Janeiro decretar sua prisão preventiva nesta terça-feira (3). Réu por tentativa de homicídio qualificado contra dois agentes da Polícia Civil, ele descumpriu diversas medidas cautelares, incluindo o uso correto da tornozeleira eletrônica.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o equipamento usado por Oruam registrou 66 violações desde novembro de 2025, sendo 21 somente em 2026. A maioria dos registros envolvia falhas graves como a falta de carregamento da bateria. O cantor chegou a comparecer à Central de Monitoração Eletrônica em dezembro, ocasião em que o aparelho foi trocado. A tornozeleira antiga, enviada para perícia, apresentava dano possivelmente causado por impacto.

O monitoramento eletrônico indicava que Oruam vinha ignorando o recolhimento domiciliar noturno e mantinha o equipamento desligado por longos períodos. A tornozeleira está sem bateria desde 1º de fevereiro. As infrações foram documentadas em relatórios enviados mensalmente à Justiça.

Diante da reincidência, o Ministério Público solicitou a prisão preventiva. Inicialmente, a Justiça negou, já que o cantor estava amparado por uma liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com a revogação da liminar, a juíza Tula Corrêa de Mello concluiu que as medidas alternativas foram insuficientes para garantir a ordem pública e determinou a prisão.

Oruam responde por uma tentativa de homicídio ocorrida em 22 de julho de 2025, durante uma operação da Polícia Civil em sua casa. Na ocasião, segundo a denúncia, ele e outras sete pessoas teriam arremessado pedras contra o delegado Moyses Santana Gomes e o oficial Alexandre Alves Ferraz. Outros quatro acusados também são réus no processo.

O cantor é filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, atualmente preso em penitenciária federal.

Foto: Reprodução / Instagram de Oruam

#segurança
#justiçadigital
#saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.