Parque Tecnológico vai abrigar ponto de apoio para os alunos; prazo de inscrição termina em 11 de março e pedido de isenção deve ser feito até esta sexta-feira

Santo André, 5 de fevereiro de 2026 – Estão abertas até o dia 11 de março as inscrições para o vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Em Santo André há 198 vagas disponíveis, em três eixos de trabalho – Computação, Negócios e Produção, além de cursos de licenciatura.

Neste ano, os alunos passam a contar com um novo espaço de apoio para os estudos. Além do polo que fica no Cesa Cata Preta, um novo polo começou a funcionar no Parque Tecnológico, na região central da cidade. 

As inscrições, com taxa de R$ 47,59, devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. A solicitação de isenção pode ser realizada neste mesmo endereço eletrônico até as 23h59 desta sexta-feira (6).

“A chegada de um novo polo da Univesp ao Parque Tecnológico amplia o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade em Santo André. É um investimento em educação, inovação e qualificação profissional, que prepara nossa população para as demandas do presente e do futuro”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.

Os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas.

O bacharelado em Inteligência Artificial, outra novidade deste ano, estará disponível nos dois polos, dentro do eixo de Computação. Em Santo André, estão disponíveis 64 vagas na área de Computação, divididas em bacharelado em Ciência de Dados, em Tecnologia da Informação, em Engenharia da Computação, e o novo bacharelado em Inteligência  Artificial.

Outras 70 vagas são para licenciatura em Matemática, Letras ou em Pedagogia, e mais 64 oportunidades no eixo de Negócios e Produção, divididas em tecnólogo em Processos Gerenciais, bacharel em Engenharia de Produção e bacharel em Administração.

Criada em 2012, a Univesp é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado atuando em parceria com os municípios, e universidades como USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). Neste ano, a instituição está disponibilizando 21.029 vagas, distribuídas em 456 polos no Estado.  

”A Univesp já vem desde 2018 qualificando pessoas para trabalhar na área da computação, de negócios e produção e nos cursos de Licenciatura, tendo o polo do Cesa Cata Preta, na Vila João Ramalho como referência. Mas este ano pudemos dobrar o número de vagas oferecidas, ao implementar novo polo nas novas instalações do Parque Tecnológico de Santo André e dar outras opções de acesso aos alunos, já que o espaço fica em uma região mais central, próxima à estação de trem Celso Daniel, e ao terminal de ônibus“, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato. 

Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv

Para participar do processo seletivo, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. 

Também será possível, caso o candidato queira, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2023, 2024 e 2025, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. O processo seletivo contará ainda com o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI), e para alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. O início das aulas está previsto para o final de junho de 2026.

Isenção – As pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção da taxa de inscrição até as 23h59 desta sexta-feira (6). 

Será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2017, aos candidatos que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no terceiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação ou que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular.

-| Texto: Paola Zanei  

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.