Provas para cursos oferecidos pela Prefeitura foram aplicadas nesta manhã na Faculdade de Direito da cidade; candidatos contaram com tenda de apoio e orientações na entrada do local

O domingo (8/2) começou repleto de expectativas para os candidatos às vagas de Ensino Superior do ‘Educa Mais Saúde’, programa da Prefeitura de São Bernardo. Os inscritos no processo de seleção para os cursos gratuitos realizaram as provas de vestibular no período da manhã, na Faculdade de Direito da cidade. Serão, no total, 54 bolsas de estudo custeadas integralmente pelo município, em oito diferentes áreas da saúde. Foram mais de 1.000 inscrições cadastradas para o programa.

Para acolher os vestibulandos, a Prefeitura estruturou tenda de apoio na entrada do local de provas, com a oferta de água, barrinha de cereal e caneta esferográfica, além de orientações. O prefeito Marcelo Lima acompanhou a chegada e a entrada dos candidatos na Faculdade. “Viemos desejar boa sorte a todos os participantes. Pessoas que sonharam a vida toda em cursar o Ensino Superior e que, agora, têm essa oportunidade, por esse programa pioneiro que criamos na Prefeitura. Não é mais sonho: Faculdade Municipal gratuita já é realidade em São Bernardo”, destacou o chefe do Executivo.

As provas aplicadas neste domingo, com início às 10h, fazem parte do processo de seleção dos alunos para os seguintes cursos: enfermagem (5 vagas); gestão hospitalar (5 vagas); biomedicina (5 vagas); terapia ocupacional (5 vagas); psicologia (5 vagas); técnico de enfermagem (11 vagas); e tecnólogo de gestão da saúde pública (15 vagas). O Programa Educa Mais Saúde oferece, ainda, três vagas para curso gratuito de medicina, com uso da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para classificação dos inscritos.

O primeiro candidato a chegar ao local de prova, antes das 9h da manhã, foi Caio Silva, de 18 anos, que se mudou há três semanas do Ceará para a casa de familiares em São Bernardo. Recém-formado no Ensino Médio, o estudante busca oportunidades de seguir nos estudos. “Vim fazer a prova para técnico de enfermagem, uma área que tem bastante demanda. Lá (no Ceará) eu já queria esse curso, mas aqui tive certeza. Fico feliz pelo governo estar disponibilizando essa oportunidade”, contou. 

FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS – Os estudantes do ‘Educa Mais Saúde’, da Prefeitura de São Bernardo, irão cumprir importante missão quando estiverem concluindo seus cursos. Os participantes do programa deverão prestar 100 horas de serviço voluntário junto à administração pública municipal na área de formação.

FACULDADE MUNICIPAL – O ‘Educa Mais Saúde’ integra pacote de ações pioneiras da Prefeitura que estão ampliando o acesso da população à formação superior gratuita. Em 2025, a gestão liderada pelo prefeito Marcelo Lima criou a Faculdade Municipal São Bernardo. As primeiras turmas ingressaram no segundo semestre do último ano: 200 estudantes nos cursos gratuitos de Gestão Pública, Gestão Ambiental, Marketing Digital e Gestão Financeira. A partir do dia 23 de fevereiro, serão 400 estudantes, já contando com a presença dos calouros de 2026.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.