Operação, coordenada pela Defesa Civil e Secretaria de Serviços Urbanos, reforça compromisso da gestão em mitigar situações de risco no período de chuvas; equipes da SBS também executaram ação educativa

Seguindo as medidas preventivas da Operação São Bernardo Protege, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e a Defesa Civil, realizou nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/2) ação de limpeza de talude e conscientização da população sobre descarte irregular no Alto da Bela Vista, região da Vila São Pedro. Ao todo, cerca de 10 toneladas de lixo foram retiradas da encosta. 

O talude, situado na Rua Vasco da Gama, é monitorado pelo Plano Municipal de Redução de Riscos. O PMRR é um instrumento técnico e gerencial que orienta a implementação de intervenções estruturais e ações não estruturais voltadas ao controle, redução e eliminação de situações de risco, especialmente relacionadas à estabilização de taludes, prevenção de deslizamentos, solapamento de margens de córregos e mitigação de inundações. 

“A determinação do prefeito Marcelo Lima é que façamos ações como esta como forma de prevenção aos eventos climáticos. Neste caso do Alto da Bela Vista, o descarte irregular de resíduos faz com que o acúmulo de lixo acarrete em um risco para essas moradias em períodos de chuva extrema, pois a encosta, escorregadia, pode levar o lixo para cima das casas que ficam na parte de baixo. Por isso, nosso monitoramento contínuo dessa área”, salientou Marcos Cayres, coordenador da Defesa Civil de São Bernardo.

A ação desta quinta e sexta-feira incluiu remoção do lixo acumulado na cabeceira e entorno do talude, roçada dos canteiros, além de ação de educação ambiental em parceria com a SBS Soluções (empresa responsável pela coleta de resíduos na cidade) para a conscientização dos moradores do entorno sobre o descarte irregular de lixo no talude. Também foi afixado nos muros da encosta placas sobre a proibição de jogar lixo no local. Atualmente, São Bernardo possui 28 obras destinadas ao contingenciamento de taludes e de contenção de encostas.

*OUTRAS AÇÕES -* Entre novembro de 2025 e janeiro de 2026, a Prefeitura de São Bernardo efetivou a limpeza de outros taludes e bocas de lobo em diversas regiões da cidade, como, por exemplo, no Jardim Regina, região do Ferrazópolis. A limpeza e verificação de pontos de captação de águas pluviais (bocas de lobo, bocas de leão/bocas de lobo múltiplas) também passou pelas ruas da região central, como Jurubatuba, Faria Lima e Marechal Deodoro. 

*SÃO BERNARDO PROTEGE -* A Operação São Bernardo Protege tem como objetivo organizar a estrutura municipal para prevenção, mitigação e resposta a emergências, promover ações de recuperação de áreas atingidas e implementar medidas preventivas contra escorregamentos, solapamentos, inundações e alagamentos. Todas as ações são orientadas por dados técnicos, como o monitoramento meteorológico realizado por órgãos oficiais, entre eles a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, além do monitoramento pluviométrico da rede instalada no Centro Integrado de Monitoramento.  Equipes também realizam vistorias de campo para identificar sinais de instabilidade em encostas e margens de córregos.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.