Quatro coletivos estão cadastrados para ocupação rotativa; cadastro é permanente pelo site da Prefeitura

A Prefeitura de São Bernardo disponibiliza, de forma permanente, espaço na Câmara de Cultura, localizada na Rua Marechal Deodoro, para exposição e comercialização de produtos de artesãos da cidade. A ação é coordenada pela Secretaria de Cultura e integra as políticas de incentivo à economia criativa.

O modelo prevê ocupação rotativa semanal. A cada semana, um grupo previamente cadastrado utiliza o espaço para venda dos produtos. Atualmente, quatro coletivos estão inscritos para participar da programação.

Entre os grupos cadastrados está a AME – Associação de Mulheres Empreendedoras de São Bernardo, que mantém há um ano uma divisão voltada ao artesanato. A presidente do grupo, Patrícia Aparecida Prete, 41 anos, afirmou que a iniciativa contribui para geração de renda e independência financeira das participantes.

A secretária de Cultura, Samara Dinis, informou que o artesanato representa fonte complementar e, em alguns casos, principal renda familiar para produtores da cidade. Segundo ela, coletivos e artesãos podem se cadastrar no site da Prefeitura para integrar o circuito de ações voltadas à economia criativa e solidária.

Uma das participantes é Ana Lúcia de Carvalho, de 73 anos, moradora do bairro Pós-Balsa. Ela participa das ocupações ao menos uma vez por mês e produz peças de cerâmica com aplicação de folhas de plantas nativas da Mata Atlântica, como cambuci, taioba e pariparoba, recolhidas em seu quintal. A artesã leva cerca de uma hora para se deslocar até o Centro para as exposições.

O cadastro para participação nas ações culturais é permanente e pode ser realizado na página da Secretaria de Cultura no site da Prefeitura (saobernardo.sp.gov.br). Para a ocupação da Câmara de Cultura, a inscrição é aberta a cada três meses.

#cultura #economiacriativa #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.