MUTIRÃO ACELERA CONSULTAS E EXAMES ORTOPÉDICOS EM SÃO CAETANO


A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou neste sábado (27/6), no Atende Fácil Saúde, o Mutirão de Ortopedia. A ação marcou o início do Sanca Saúde em Dia, programa criado para agilizar os atendimentos em consultas e exames em diversas especialidades.

A proposta é a de realizar o ciclo completo de atendimento em até três semanas. Para tanto, os pacientes que passaram em primeira consulta com ortopedista já realizaram os exames (se solicitados) e retornarão no dia 18 de julho para avaliação dos resultados.


O prefeito compareceu ao mutirão e antecipou que ações semelhantes ocorrerão em outras especialidades, sempre que forem identificados atendimentos represados. “Com eficiência, gestão e muito trabalho, para oferecermos ao morador de São Caetano a melhor saúde pública.”


Sete ortopedistas foram destacados para a ação. Eles atenderam 344 pacientes, dos 483 agendados (139 faltaram, mesmo após confirmação de presença).


Morador do Bairro Barcelona, Daniel Mansur, de 40 anos, aprovou o mutirão. “Estou com uma luxação no ombro decorrente de queda e, por isso, sinto muitas dores. O médico foi muito atencioso, examinou o local, me orientou e conseguiu esclarecer minhas dúvidas, me deixando mais calmo. Já vou fazer a ressonância e aguardar pelo retorno. Então o atendimento foi excelente.”


Quem também elogiou a iniciativa foi Maria Lopes dos Santos, de 68 anos, moradora do Bairro São José. “Tenho um problema na coluna e já passei com o ortopedista e fiz a ressonância. Eu tinha medo de entrar na máquina, mas as funcionárias me tranquilizaram. Foi tudo muito eficiente. Adorei.”


O mutirão foi realizado dentro do novo contrato de assistência ortopédica, firmado em 28 de maio. O novo modelo duplica a capacidade de atendimento de 1.200 para 2.400 consultas com ortopedistas por mês. E praticamente dobra as vagas para cirurgias especializadas, de 45 para 85 mensais.


Ampliando significativamente a capacidade de atendimento, a Prefeitura visa reduzir o tempo de espera dos pacientes e qualificar a assistência prestada à população. A medida integra um conjunto de ações voltadas à melhoria do acesso na área, entre elas a reorganização dos fluxos regulatórios, a otimização das agendas conforme demanda reprimida e a integração entre os diferentes pontos da rede municipal de Saúde.


A reestruturação do serviço engloba ortopedia geral, de coluna, joelho, mão, ombro, quadril, pé, tornozelo e pediátrica.


Com o modelo antigo, a fila da espera por atendimentos ortopédicos chegava a 10 meses. Agora, a expectativa da Secretaria de Saúde é atender a demanda reprimida em cerca de quatro meses, mantendo posteriormente o fluxo contínuo de atendimento aos novos pacientes inseridos na rede – a demanda é crescente, considerando, especialmente, que São Caetano possui muitos idosos e uma população ativa.


SANCA SAÚDE EM DIA


O Sanca Saúde em Dia foi criado para ampliar o acesso às especialidades e reduzir as filas de espera, oferecendo ao paciente uma linha completa de cuidado.


Conforme a necessidade identificada pelo médico, poderão ser realizados exames complementares, como radiografia, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética, assegurando que o paciente conclua seu diagnóstico de forma mais rápida e resolutiva.


O Sanca Saúde em Dia reforça o compromisso da Prefeitura com a ampliação do acesso, a redução das filas e a oferta de uma assistência mais resolutiva, garantindo que o paciente tenha seu problema avaliado, investigado e acompanhado até a definição da conduta médica, sem interrupções no processo de cuidado.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.