SÃO BERNARDO REGISTRA QUEDA DE 17% NOS FURTOS DE VEÍCULOS

São Bernardo registrou queda de 16,96% nos furtos de veículos entre janeiro e maio de 2026, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). No mesmo período, os furtos em geral recuaram 3,14%.

Segundo a Prefeitura, os resultados refletem os investimentos realizados na segurança pública e o trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar e a Polícia Civil.

O prefeito Marcelo Lima afirmou que a administração seguirá investindo na área. “Estamos investindo, fortalecendo o trabalho das equipes e ampliando as ações preventivas porque acreditamos que segurança se constrói todos os dias. Os resultados são importantes, mas nosso foco é seguir trabalhando para reduzir ainda mais esses indicadores e oferecer mais tranquilidade para quem vive em São Bernardo.”

De acordo com a administração municipal, a estratégia é baseada na prevenção, com definição do patrulhamento a partir das demandas da população e da análise de indicadores realizada pelo Observatório de Segurança.

Entre as ações estão as operações Dorme Bem SBC, Bairro Mais Seguro e Segurança Direto ao Ponto, com rondas, patrulhamento, bloqueios e abordagens em áreas estratégicas.

Para o secretário municipal de Segurança, Major Arley Topalian, a redução dos furtos é resultado de planejamento, prevenção e integração entre as instituições de segurança. “Segurança pública não se faz apenas respondendo às ocorrências. Nosso trabalho começa antes, com planejamento, análise de dados e presença preventiva.”

A Prefeitura também destacou investimentos na ampliação do videomonitoramento. Atualmente, a cidade conta com cerca de 1.500 câmeras, sendo 333 integradas ao programa Muralha Paulista com reconhecimento facial. A GCM recebeu 55 viaturas zero-quilômetro, 25 carabinas calibre .40, um drone de apoio operacional e equipamentos de menor potencial ofensivo. Em 2026, o Centro de Formação da corporação contabilizou 1.703 horas-aula e 2.834 participações em cursos e treinamentos.

Outro destaque apresentado pela administração é a implantação da Cidade da Polícia, no bairro Planalto, que reúne serviços de segurança pública, incluindo a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) com atendimento 24 horas.

#Segurança #SãoBernardo #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.