EM SÃO BERNARDO, IPEM-SP VERIFICA RADAR NO RODOANEL MÁRIO COVAS (SP-021)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou, na terça-feira (30), a verificação metrológica do radar instalado na rodovia SP-021, no km 73, em São Bernardo. O equipamento foi aprovado e recebeu certificado com validade de um ano.

De acordo com o Ipem-SP, a verificação tem como objetivo confirmar se a leitura do radar está em conformidade com o limite de velocidade da via e se a velocidade registrada pelo equipamento atende aos critérios estabelecidos pela legislação.

Segundo o instituto, a verificação dos medidores de velocidade é obrigatória pelo menos uma vez por ano ou sempre que o equipamento passar por reparo, conforme a Portaria Inmetro nº 158/2022. A fiscalização também é necessária para que multas por excesso de velocidade possam ser aplicadas com validade legal.

A inspeção leva entre 20 minutos e uma hora e é realizada por fiscais do Ipem-SP, com apoio da empresa responsável pelo equipamento. Durante os testes, uma viatura oficial equipada com medidor de alta precisão percorre o trecho em diferentes velocidades, que são comparadas aos registros do radar.

Caso o equipamento seja reprovado, a empresa responsável é notificada para corrigir o problema e o radar é interditado até a regularização. A ação em São Bernardo foi realizada pela equipe regional do Ipem-SP de Santo André. Em 2025, o instituto verificou 8.624 radares nos 645 municípios do Estado de São Paulo.

#Trânsito #IpemSP #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.