HOMEM É PRESO EM SÃO BERNARDO COM OITO OBRAS DE MATISSE ROUBADAS DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE
Um homem de 44 anos foi preso nesta quinta-feira (13), em São Bernardo do Campo, com oito gravuras de Henri Matisse roubadas da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. As obras, avaliadas em mais de R$ 1 milhão, estavam escondidas dentro de um envelope em um apartamento.
Segundo a Polícia Civil, o homem guardava as obras a mando de Laéssio Rodrigues de Oliveira, apontado como mentor intelectual do roubo e já preso no decorrer da investigação.
A investigação durou cerca de nove meses. De acordo com o delegado Ronald Quene, da 1ª Cerco, um dos investigados na Operação Marchand foi ouvido nesta quinta-feira e informou que as obras estariam com um comerciante em São Bernardo do Campo.
Com as informações, os policiais identificaram o homem e foram até o endereço. Inicialmente, ele negou estar com as obras. Depois, levou a equipe até sua residência e autorizou a entrada dos policiais para buscar uma suposta carta enviada pelo mandante do crime.
Durante a busca, os agentes encontraram um envelope guardado dentro de um armário. No interior estavam as oito gravuras roubadas.
Segundo o delegado, o homem afirmou que apenas guardava o envelope para Laéssio e que não sabia o que havia dentro. A apuração policial indica que as obras estavam sendo mantidas no local enquanto o investigado permanecia preso.
O homem foi preso em flagrante por receptação. Durante a diligência, a Polícia Civil também encontrou uma arma de fogo que, segundo a investigação, era mantida sem autorização. Ele também foi autuado por posse ilegal de arma.
Representantes da Biblioteca Mário de Andrade foram chamados e confirmaram a autenticidade das oito obras. Apesar de terem sido retiradas das molduras e armazenadas sem o manuseio adequado, as gravuras foram encontradas íntegras.
“Para nossa surpresa, as obras estão íntegras”, afirmou o delegado.
O roubo aconteceu em 7 de dezembro de 2025. Ao todo, 13 obras foram levadas da Biblioteca Mário de Andrade. Além das oito gravuras de Matisse agora recuperadas, cinco obras de Cândido Portinari continuam desaparecidas.



