CASAL PROCURA RESPOSTAS APÓS CACHORRO MORRER HORAS DEPOIS DE CASTRAÇÃO

Mayara Cunha Alves e Wander Soares Silva, moradores da Vila São Pedro, em São Bernardo, relataram que o cachorro da família, da raça Spitz, de um ano e quatro meses, morreu horas após ser castrado na última segunda-feira (10), na clínica veterinária Cia do Bicho, na Rua dos Vianas.
Segundo a tutora, o animal demorou a despertar da anestesia e, ao acordar, apresentou desorientação. A família afirma que não recebeu orientações adequadas e foi instruída a procurar outro hospital. No local, exames identificaram pneumotórax e enfisema subcutâneo no pulmão e na traqueia. O cachorro foi internado, sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Um relatório apontou complicações respiratórias e hemodinâmicas como possível causa da morte. Um boletim de ocorrência foi registrado nesta quinta-feira (13).
VERSÃO DA CLÍNICA CIA DO BICHO
A TV São Bernardo entrou em contato com o fundador da clínica veterinária Cia do Bicho, Dr. Ricardo Castro. Por meio de um vídeo enviado ao canal, ele afirmou que os tutores foram orientados a realizar exames pré-operatórios, como eletrocardiograma e exames de sangue, o que não foi feito por recusa dos responsáveis. A clínica diz possuir o documento assinado pelos tutores autorizando a castração sem os exames prévios.
De acordo com o veterinário, após o procedimento cirúrgico, o animal acordou cerca de quatro horas depois, e os tutores foram orientados a levá-lo para acompanhamento em uma semi-intensiva durante a noite. Ele afirma que o paciente saiu da clínica sem apresentar problemas respiratórios.
