A HISTÓRIA DA TRANS-BUS

A HISTÓRIA DA TRANS-BUS

Sexta-Feira (24/09) marcou o dia em que uma das mais tradicionais empresas de transporte coletivo da cidade encerrou suas atividades. A Trans-bus Transportes Coletivos Ltda deixou de operar suas linhas intermunicipais. A informação é do presidente do Sintetra, sindicato que representa os trabalhadores em transportes coletivos na região, Leandro Mendes da Silva, em entrevista ao site Diário do Transporte, de Adamo Bazani, especializada em transporte. O motivo alegado foi a crise gerada pela pandemia de covid-19 que impactou na demanda de passageiros.

A empresa foi fundada em abril de 1964 por Luiz Fogli, o filho Adhemar Fogli e o sócio Eduardo Luchesi. Operava linhas intermunicipais que ligavam São Bernardo do Campo à São Caetano do Sul. Na década de 70 ela operava a sua única linha municipal em São Bernardo do Campo. Tratava-se da linha 18 – Vila Marlene/Ferrazópolis, que depois seria estendida até a Vila São José.

No começo da década de 90, essa linha seria repassada para a recém criada ETCSBC, após a municipalização do transporte coletivo da cidade. Com isso, os ônibus desta linha, que tinha uma pintura diferente das linhas intermunicipais que eram predominante verde, amarela e branca, a pintura das linhas municipais eram dois tons de verde e branca. Elas passaram a atender a  nova linha da Trans Bus, a 254 – São Caetano/Diadema. Com o tempo, estes ônibus seriam trocados por outros já com a pintura tradicional da empresa.

Em 2016, a Trans Bus assumiu as três linhas da Viação São José de Transportes. A 043 e 194 – São Caetano / Santo André (Cata Preta) e a 043BI1 São Caetano / Santo André (Represa).

A empresa tinha 9 linhas. Quase todas com um destino em comum, São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário Doutor Nicolau Delic). A exceção é a linha 148 EX1, Essa linha circular sai da Avenida Kennedy, em frente ao Ginásio Poliesportivo e passa em frente a UFABC e retorna ao seu ponto inicial.

Além dela, a Transportes Coletivos Parque das Nações Ltda, de Santo André, também deixará de operar as suas 4 linhas intermunicipais nesta sexta, permanecendo apenas com a sua única linha municipal de Santo André em operação. A  I 08 (Hospital Mário Covas – Bairro Paraíso/Jardim das Maravilhas).

As linhas destas duas empresas serão entregues a NEXT Mobilidade, que em março de 2022 assumirá todas as 97 linhas da extinta Área 5 da EMTU (correspondente às linhas intermunicipais do ABC Paulista ou do ABC para a capital paulista). Também faz parte da concessão da empresa as linhas do corredor metropolitano (Metra) e o futuro BRT, que ligará São Bernardo do Campo as estações Tamanduateí e Sacomã do Metrô. 

A Next Mobilidade é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada no âmbito da reformulação dos transportes no ABC gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Ela já opera as linhas da Viação ABC e Publix, que já pertenciam ao grupo ABC e da Mobi Brasil Transporte Diadema Ltda, que deixou de operar linhas intermunicipais e repassou suas linhas para a Viação ABC.
*****************************
Ednilson Teixeira
Batateiro.
Pesquisador das curiosidades da cidade.
Administrador do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Autor do livro Fotos Antigas de São Bernardo do Campo – Álbum Ilustrado (para adquirir o livro entre no site http://www.fotosantigas.saobernardo.br).
MTB n° 0089656/SP
*****************************

Fotos e acervo: Centro de Memória de S.B.C., Marcos Antônio Duarte, Guarubus, Marco Antonio da Silva, Marcelo Foshi, site da Trans-Bus.

Fontes:

Trans-Bus já opera linhas de ônibus intermunicipais que eram da São José de Transportes – https://diariodotransporte.com.br/2016/10/01/trans-bus-ja-opera-linhas-de-onibus-intermunicipais-que-eram-da-sao-jose-e-transportes/

ENTREVISTA: Trans-Bus e intermunicipais da Parque das Nações operam somente até sexta (24), diz presidente do Sintetra – https://diariodotransporte.com.br/2021/09/22/entrevista-trans-bus-e-intermunicipais-da-parque-das-nacoes-operam-somente-ate-sexta-24-diz-presidente-do-sintetra/

Imigrantes ajudaram São Bernardo crescer pelas rodas dos ônibus – https://miltonjung.com.br/2010/08/25/imigrantes-ajudaram-sao-bernardo-crescer-pelas-rodas-dos-onibus/

Empresas de ônibus antecipam entrega de linhas para a Metra – DGABC – https://www.dgabc.com.br/Noticia/3768788/empresas-de-onibus-antecipamentrega-de-linhas-para-a-metra

Comente aqui

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.