A HISTÓRIA DO RESTAURANTE LEÃO DE OURO

A HISTÓRIA DO RESTAURANTE LEÃO DE OURO

O Restaurante Leão de Ouro foi um dos mais tradicionais restaurantes de São Bernardo do Campo. Inaugurado em 1961 por Jorge Singer, o restaurante ficava próximo a Via Anchieta no número 1 da Avenida Capitão Casa. que passava pelo Km 23 da Via Anchieta via o grande letreiro.

Começou num barracão de madeira. Alguns anos após passou para uma construção sólida. Além da comida, tinha música ao vivo com pista de dança. Também no local se realizavam grandes festas, jantares de casamento e aniversários.

Com o passar dos anos, o movimento caiu consideravelmente. Nos primeiros anos de 2000 a antiga cantina fechou as portas. Em 2006 e 2007 o antigo salão foi demolido.

Hoje no local funciona a Megastore da M. Martan.

Curiosidades:

* Uma das especialidades da casa era o famoso “Frango com polenta”, cuja rota começava mais abaixo, na Avenida Maria Servidei Demarchi.

* Jorge Singer, nascido na Iugoslávia, chegou ao Brasil em 12 de fevereiro de 1925 junto com seus pais, Nicola Singer e Ana Maria Singer, e suas irmãs Maria Singer e Tereza Singer. Estabeleceram-se em São Paulo no Bairro da Mooca. Chegou a São Bernardo do Campo em agosto de 1960 e no dia nove de abril de 1961 inaugurou o Restaurante Leão de Ouro. Jorge Singer faleceu em 24 de março de 2000.

* Segundo a Junta Comercial de São Paulo, o Restaurante Leão de Ouro tem CNPJ ativo mas com outra denominação. Leão de Ouro – Imóveis e Incorporações LTDA. Os sócios da empresa são os três filhos de Jorge Singer. Antônio, Mathias e Jorge Singer Junior.

* Além dos três filhos citados, Jorge também teve uma filha. Marta Singer, que também é comerciante, casada com o também comerciante Benedito Alves Pelegrino.

* Jorge Singer era casado com Catarina Singer, também iugoslava que veio para o Brasil na mesma época que ele.

* O Leão de Ouro também tinha um time de Futsal, como pode ser visto numa das fotos desta coluna em que aparece Jorge Singer e Jorge Singer Junior.

* Jorge Singer participou da Comissão de Fundação da Cidade da Criança, juntamente com Rubens Freire, Aldino Pinotti, Francisco Mieli e Nélson Mancuso. Além de membro fundador da Cidade da Criança, recebeu o prêmio João de Barro (selo de confiança da Secretaria de Turismo de São Paulo), sendo o Leão de Ouro o primeiro restaurante da região a ser distinguido com essa honraria. Foi também homenageado várias vezes pela Polícia Militar da região do Grande ABC (CPA/M-6). Ele também dá nome a uma praça na esquina das ruas Dr. Fláquer e Jurubatuba.

*****************************
Ednilson Teixeira
Batateiro.
Pesquisador das curiosidades da cidade.
Administrador do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
MTB n° 0089656/SP
*****************************

Fotos: Reginaldo de Campinas, Marco Antonio da Silva, Débora Sudré Pinhata, Mathias Singer e Carlos El Saif Solrac.

Fontes:

Gazeta de São Bernardo – 19 de agosto de 1989. Encontrado no acervo do Centro de Memória de São Bernardo do Campo.

Pesquisa no site – Leis Municipais – São Bernardo do Campo

Pesquisa no Jucesp online

Pesquisa nos grupos do Facebook Fotos Antigas de São Bernardo do Campo e Viagem a Antiga São Bernardo do Campo.

Comente aqui

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.