COM CAMPANHA ABRA A BOCA PARA A SAÚDE, SÃO BERNARDO FAZ BUSCA ATIVA DE PACIENTES PARA PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL

COM CAMPANHA ABRA A BOCA PARA A SAÚDE, SÃO BERNARDO FAZ BUSCA ATIVA DE PACIENTES PARA PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL


Ação ocorre até esta sexta-feira (26/11) em 25 UBSs, com triagem e encaminhamentos a tratamentos específicos da saúde bucal

A Prefeitura de São Bernardo realiza até esta sexta-feira (26/11) a campanha Abra a Boca para a Saúde que está mobilizando dentistas e estomatologistas de 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município em ações de prevenção e detecção de doenças bucais, como o câncer. Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h e, após avaliação do especialista, o paciente pode receber encaminhamento para consulta, demais exames e tratamentos adequados.

Para o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, iniciativas como essa são fundamentais para identificar, controlar e reduzir casos, como o de câncer bucal na população. “Mais do que agilizar a detecção de possíveis doenças, o programa é direcionado a ampliar o acesso dos pacientes ao acompanhamento médico com maior efetividade. Dessa forma, temos mais chances de reduzir diagnósticos graves ou mesmo estágios pré-cancerígenos. Esperamos ultrapassar o volume de 2.000 atendidos pela campanha”, destaca.

O programa contra o câncer bucal ocorre há mais de dez anos em São Bernardo. De acordo com a equipe médica, antes da pandemia, cerca de 10% a 15% dos pacientes em avaliação ou consulta convencional chegavam ao diagnóstico cancerígeno. “O tabagismo continua sendo um dos principais causadores das lesões bucais, mas outros hábitos ruins podem impactar no surgimento dessas doenças”, relata o secretário.

ATENDIMENTOS – As equipes da ação Abra a Boca para a Saúde estão atendendo nas seguintes UBSs: Alvarenga, Rudge Ramos, Ferrazópolis, Demarchi, Orquídeas, Planalto, São Pedro, Silvina, Batistini, Ipê, Taboão, Farina, Montanhão, Represa, União, Baeta Neves, Leblon, Nazareth, Areião, Vila Marchi, Vila Euclides, Alves Dias, Vila Rosa e Riacho Grande. Para passar pela avaliação dos dentistas e receber as orientações, basta apresentar a carteirinha do SUS ou o RG. A triagem leva poucos minutos.

Além da campanha, São Bernardo desenvolve desde 2019 o Programa de Atenção à Pessoa Tabagista, com encontros e acompanhamentos junto às equipes médicas que prestam apoio motivacional e medicamentoso aos participantes junto às UBSs.

O CÂNCER BUCAL – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se 11.180 novos casos da doença em homens e 4.010 em mulheres, para cada ano do triênio 2020 a 2022. Esse tipo de câncer tem cura, com maiores chances quando descoberto em fase inicial, sendo ainda apontado como o 5º mais comum para os homens e acometendo o público, de modo geral, após os 40 anos de idade. Entre os fatores que contribuem para sua incidência estão o tabagismo, exposição à radiação solar sem proteção, consumo excessivo de alcóolicos e infecções por vírus HPV.

Para mais informações sobre essas e outras ações de Saúde em São Bernardo, acesse o Portal da Prefeitura www.saobernardo.sp.gov.br ou acompanhe as novidades pelas redes sociais www.facebook.com/prefsbcwww.instagram.com/pref_sbc.

Comente aqui

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.