PREFEITURA DE SÃO BERNARDO INICIA OBRAS EM ALOJAMENTO ANEXO AO CENTRO DE EXCELÊNCIA ESPORTIVA

Prefeito Orlando Morando assinou hoje (19/1) ordem de serviço para intervenções no equipamento que acolhe atletas de alto rendimento

Com vistas na formação de atletas de alto rendimento, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta quarta-feira (19/1) ordem de serviço para execução de obras no alojamento anexo ao Centro de Excelência Esportiva, nas dependências da Arena Olímpica, no bairro Irajá. O espaço tem objetivo de acolher atletas nas modalidades de judô e atletismo. Depois de fase de licitação, etapa já concluída, o prazo de entrega das intervenções está previsto para ocorrer no fim de março.

O equipamento será completamente reformado e mobiliado, passando por reestruturação diante de aporte integral do Estado – medida ocorre por meio de convênio firmado entre o Executivo municipal e o governo de São Paulo. O investimento envolve valor de R$ 748,9 mil. Entre as ações estão a reforma do telhado, manutenção das redes hidráulica e elétrica, substituição de portas e janelas, bem como a reposição de vidros, pintura geral e adequação completa de acessibilidade.

“Esse espaço do centro era subutilizado. Tão ruim quanto não fazer é fazer e não usar. O alojamento estava abandonado. Vamos reformar e daqui 60 dias teremos equipamento completo, 100% estruturado para receber os atletas. Não é só discurso, é ação prática. A obra começa amanhã. A cidade antes tinha marca negativa que, por vezes, é atrelada ao poder público: data para começar, mas não para terminar. Está errado. Até final de março teremos o alojamento pronto para que os atletas possam aqui se alojar, permanecer e treinar em São Bernardo. Não é conquista somente do município. É conquista para o Estado e para o País”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

Atualmente, 110 atletas utilizam o Centro de Excelência como espaço de treinamento. Visando promover atividades esportivas de alta performance para novas gerações de campeões na cidade, o local, inaugurado em agosto com presença do governador João Doria, abriga 70 atletas na modalidade de judô, além de outros 40 do atletismo, entre 15 e 21 anos. O Estado entrou com investimento total de R$ 5,4 milhões no projeto, que teve início efetivo de uso do equipamento em 1º de dezembro do ano passado.

O anúncio da ordem de serviço ocorreu em evento que contou com as presenças do secretário paulista de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, da deputada estadual Carla Morando e do presidente da Federação Paulista de Judô, Alessandro Panitz Puglia, além de atletas participantes do projeto e medalhistas olímpicos do judô, entre eles, Henrique Guimarães, bronze em Atlanta (1996), e Luiz Onmura, bronze em Los Angeles (1984), além de Vânia Ishii, treinadora, ex-judoca olímpica e campeã nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999).

“Fico emocionado de ver o resultado. Agradeço pela Prefeitura ter nos ajudado a realizar esse sonho, que é implantar Centro de Excelência de Judô e Atletismo nestes moldes. Esse projeto está eternizado, e esse é o legado que queremos deixar”, destacou Aildo, ao acrescentar que planeja expandir a proposta do equipamento para outras modalidades, incluindo São Bernardo no escopo. “Nossa proposta é ampliar (o projeto). Recebi pedido para fazermos centro de natação. Lembrei aqui de São Bernardo. Já é mais uma ideia para começarmos a desenvolver, não só na natação como em outras modalidades olímpicas para que São Paulo continue sendo celeiro recordista de medalhas olímpicas”, emendou o secretário.

HOMENAGENS – Assim como Carla Morando, o secretário estadual Aildo Rodrigues Ferreira recebeu homenagem pelo empenho na implantação do Centro de Excelência de Judô e Atletismo. Na ocasião, a Federação Paulista de Judô também fez tributo ao prefeito Orlando Morando pela iniciativa encampada no desenvolvimento do projeto pioneiro em âmbito nacional de preparação de atletas.

Comente aqui

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.