A 18º edição do Festival de Circo SP chegou ao fim neste domingo, 31 de agosto, com público recorde de 33 mil pessoas no Engenho Central, em Piracicaba. Foram quatro dias de programação gratuita, com 53 apresentações circenses em três lonas e dois palcos, celebrando a diversidade e a força da arte do circo no estado de São Paulo. O evento é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba.
 

A edição 2025 teve sessões dedicadas a escolas públicas e instituições assistenciais, recebendo 8,8 mil crianças em atividades voltadas à formação de público e inclusão cultural. As atrações contemplaram, ainda, diversas linguagens circenses como palhaçaria, acrobacia, malabarismo, contorcionismo, números aéreos, globo da morte, esquetes cômicos e circo-teatro, e foram pensadas para todas as idades, promovendo encontros entre o circo tradicional e as novas gerações.
 

“O Festival de Circo é uma grande celebração da nossa memória afetiva, das famílias que dedicaram a vida à arte circense e de uma linguagem que encanta gerações. Ao mesmo tempo em que reverencia as tradições, o evento também abre espaço para novas gerações e diferentes formatos de criação, garantindo a continuidade e a renovação do fazer circense em São Paulo”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.


Sobre o Festival de Circo SP


O Festival Circo SP é um evento anual que tem como objetivo criar um espaço de encontro para os grupos e artistas circenses do estado de São Paulo. Dessa forma, cria oportunidades de intercâmbio e difunde o circo para o público em geral. A APAA realiza o festival desde a sua primeira edição, em 2008, na cidade de Limeira. O festival também já passou por São Paulo e Piracicaba e teve uma edição virtual, em virtude da pandemia. Durante a sua trajetória, o programa já beneficiou mais de 2.500 artistas, técnicos e produtores circenses, envolvidos na realização de mais de 900 espetáculos, oficinas e demais atividades afins neste seu percurso. O Festival de Circo SP também traz impactos positivos a outros artistas locais, estudantes, produtores e comerciantes por onde passa. Além de apoiar os artistas, o festival promove cultura de qualidade e atua na formação de público para uma arte que é muito antiga, mas que está em constante renovação.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.