Desde 1985, espaço abriga 350 animais de 70 espécies; mais do que abrigo e exposição, unidade da Prefeitura trabalha para a reinserção dos bichos na natureza

O Zoológico Municipal de São Bernardo celebra 40 anos de história se consolidando como referência regional em reabilitação de animais silvestres e em ações que contribuem para a preservação da fauna local. Neste domingo (5/10), os visitantes curtiram com as equipes da unidade mantida pela Prefeitura atividades preparadas especialmente para comemorar o aniversário do espaço, inaugurado em 1985.

Em área verde preservada de quase 10 mil metros quadrados, dentro do Parque Estoril, na região do Riacho Grande, o Zoológico Municipal abriga, atualmente, 350 animais de 70 espécies. Mais do que a exposição dos bichos, a unidade acolhe, todos os anos, média de 580 animais que foram vítimas de acidentes, atropelamentos, choques, entre outros tipos de ocorrência. Neste ano, já foram mais de 250 acolhimentos realizados pelos profissionais do Zoo.

Marcelo da Silva Gomes, de 58 anos, veterinário e coordenador técnico do Zoológico da Prefeitura de São Bernardo, lembra a evolução do espaço, hoje modelo para outras cidades do Grande ABC e do Estado de São Paulo. “Há 30 anos nós éramos um zoológico como outro qualquer, querendo trazer bichos para as pessoas olharem, dentro de um recinto. E hoje a gente trabalha cuidando da fauna da região. Há pelo menos 15 anos nós assumimos esse papel. Os animais que mantemos, e que o público pode visitar, são animais que de alguma maneira passaram pela nossa triagem. São aqueles que chegam machucados e recebem cuidados”, explicou.

Do total de animais acolhidos, cerca de 30% são reinseridos na natureza após receberem tratamento. Os animais que estão abrigados no Zoológico são, portanto, aqueles que, por alguma razão, não puderam ser soltos. “Nós entendemos que esse é o papel do Zoológico de São Bernardo, que é referência na região. Os sete municípios do ABC trazem bichos para nós. E todas as equipes que trabalham com fauna hoje foram treinadas pelo Zoo de São Bernardo”, pontuou Marcelo, que trabalha há 30 anos no local.

O trabalho de reabilitação de animais silvestres conta, ainda, com o apoio da Guarda Civil Ambiental da Prefeitura, equipes de proteção e forças policiais do município e do Estado. O maior volume de bichos resgatados e levados ao Zoológico Municipal são saruês – espécie de gambá -, além de aves. Atualmente, o espaço abriga onça parda, antas, sussuarana, macacos, papagaios, araras, entre outros animais.

ESTRUTURA – Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, a Prefeitura de São Bernardo mantém toda a estrutura do Zoológico Municipal, que tem, mensalmente, cerca de R$ 190 mil para realizar as atividades de cuidados, alimentação, abrigo ou reinserção dos animais à natureza. “Recebemos aqui bichos que sofreram algum tipo de acidente ou até ação criminosa. Eles recebem o cuidado da equipe de veterinários. Além do tratamento, o espaço é importante para que os moradores sejam sensibilizados sobre o respeito à fauna, principalmente as crianças, para que aprendam a preservar as espécies da nossa região”, destacou o titular da Pasta de Serviços Urbanos, Fernando Longo.

BOLO DE ANIVERSÁRIO  O domingo foi dedicado às atividades em comemoração aos 40 anos do Zoológico Municipal de São Bernardo. Além da soltura, na natureza, de cinco saruês e duas maritacas, os visitantes puderam curtir atrações recreativas. E não foram só os profissionais e o público que aproveitaram a data festiva. As equipes do Zoo prepararam bolo feito com ração seca, ração úmida e carne para os furões e os cães-do-mato abrigados no espaço.

Entre os olhares curiosos que observavam os movimentos dos bichos estava o de Bernardo, 3 anos, que foi pela primeira vez ao Zoológico com sua mãe, Natasha Paula Susarte Zanuto, 32. “Pelas fotos, aqui parecia menor. Aqui é muito grande. Foi muito gostoso o passeio e o ambiente é muito bem estruturado. Muito importante ter esse cuidado com os bichinhos e para as crianças terem esse contato”, avaliou Natasha.

O Zoológico Municipal de São Bernardo funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. O espaço está situado na Rua Portugal, 1.100, no Riacho Grande. A entrada é gratuita para moradores da cidade com a carteirinha do Parque Estoril e para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura – www.saobernardo.sp.gov.br.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.