MORANDO REPUDIA CANCELAMENTO DE CONVENÇÕES DO PSDB: “GOLPE À DEMOCRACIA DO PARTIDO”
O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, emitiu uma nota emitiu na noite desta sexta-feira (3), na qual repudia a decisão do PSDB de cancelar as convenções municipais que estavam previstas para acontecer neste sábado (4). Morando afirma que esse cancelamento é um ataque à democracia do partido e que deixa claro que o PSDB está perdendo seu espírito democrático, além de aparentar que o “PSDB tem um dono”. O prefeito enfatiza que o PSDB sempre será dos seus militantes.
As convenções municipais são eventos para eleição de diretórios e executivas municipais e, posteriormente, de diretórios e executivas estaduais.
Segundo consta, o adiamento das convenções nas cidades com mais de 500 mil habitantes, decidido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e presidente nacional do PSDB, é motivado por uma disputa interna entre Leite e outras lideranças do partido. De acordo com rumores políticos, a ideia de Eduardo seria evitar que comandos regionais liderados por aliados do ex-governador paulista João Doria, que não é mais filiado ao PSDB, tenham domínio sobre o partido.
Uma nota divulgada no site do PSDB afirma que a executiva do partido quer ampliar o tempo para o debate democrático interno, com eventos como encontros, seminários e congresso partidário, para ouvir a opinião dos filiados e definir posicionamentos programáticos antes de eleger novos líderes em diferentes níveis do partido.
Veja a nota do prefeito Orlando Morando na íntegra:
O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, à frente da maior cidade governada pelo PSDB no Brasil, repudia a triste e decepcionante atitude tomada pela comissão provisória do PSDB nacional, instituída nesta semana, de cancelar as convenções municipais marcadas para este sábado (4/2).
Um verdadeiro golpe à democracia do partido, considerando que os editais estão publicados, as convenções marcadas e os filiados mobilizados.
A atitude deixa claro que o partido perde o seu espírito democrático. Mais ainda: um partido que deixa indícios de quer ter um dono.
O prefeito Orlando Morando enfatiza que o dono do PSDB sempre serão os seus militantes.