INSCRIÇÕES PARA CURSOS DO VIA RÁPIDA EM SÃO BERNARDO
Ação inclui títulos como assistente de cabelereiro, desenho técnico mecânico, auxiliar de logística e informática; programa paga bolsa-auxílio de R$ 210
Em linha com a proposta de criar oportunidades no mês dedicado ao público feminino, a cidade de São Bernardo, governada por Orlando Morando, tem a abertura nesta quarta-feira (8/3), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, das inscrições para cursos de capacitação profissional do Programa Via Rápida Emprego, vinculado ao Governo do Estado. São 200 vagas disponíveis, distribuídas por oito alternativas diferentes, entre as modalidades do próprio Via Rápida e São Paulo Tecnologia.
As vagas são direcionadas preferencialmente a mulheres e as inscrições se dão exclusivamente online. O pacote inclui cursos de assistente de cabelereiro (manhã), assistente administrativo (manhã), desenho técnico mecânico (tarde) e informática básica (tarde), todos eles presenciais, assim como as opções de atividades de forma virtual, abrangendo o curso de assistente administrativo (neste caso noturno), auxiliar de logística (noturno), inglês para recepção (noturno) e balconista de farmácia (noturno).
“Temos atuado em todos os segmentos para fomentar a geração de emprego e renda em São Bernardo. Essa é a nossa prioridade desde 2017. A ação junto ao Via Rápida tem como objetivo a qualificação profissional de jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego, sendo, nesta ocasião, vagas direcionadas às mulheres, numa homenagem ao dia delas”, sustentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.
O Via Rápida Emprego paga bolsa-auxílio no valor de R$ 210 para alunos após a conclusão dos cursos, mediante, no mínimo, 75% de frequência nas aulas. As atividades presenciais se darão nas dependências da ETE Lauro Gomes (Avenida Pereira Barreto, 400, bairro Baeta Neves). O início efetivo dos cursos está previsto para acontecer a partir de 4 de abril deste ano. A carga-horária varia de 60 a 100 horas, a depender do título.
PARTICIPAÇÃO – As inscrições para o Via Rápida devem ser realizadas pelo link: www.cursosviarapida.sp.gov.br/home. O quadro de cursos foi viabilizado junto à Sala do Empreendedor de São Bernardo, equipamento municipal voltado a gestão de negócios e estímulo à inserção do público no mercado de trabalho. A idade mínima para cadastramento no programa é de 16 anos.