AGROFLORESTAS FORTALECEM ALDEIAS INDÍGENAS E SUSTENTABILIDADE EM SÃO BERNARDO
No Dia dos Povos Indígenas, a Prefeitura de São Bernardo do Campo anunciou o lançamento de um programa para implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em aldeias indígenas da cidade, visando a produção de alimentos de forma sustentável e a recuperação da vegetação local. O projeto será implementado nas três aldeias Guyrapaju, Kuaray Rexakã e Nhamandú-Mirim, beneficiando mais de 1.500 pessoas.
O programa contempla a restauração de 30 mil metros quadrados de área verde e conta com investimentos de R$ 452 mil, em parceria com o programa Refloresta SP e o Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop). A medida também inclui a contratação de consultoria especializada para implantação e desenvolvimento do projeto, além de aquisição de insumos, ferramentas, equipamentos, sementes e mudas.
Com o objetivo de promover a autossuficiência alimentar nas comunidades indígenas e a preservação das características naturais da região, o projeto alia a valorização da cultura alimentar indígena com a conservação de florestas nativas. Além disso, a iniciativa busca capacitar os indígenas e funcionários públicos envolvidos no projeto.
O Programa Refloresta SP, apresentado na COP26, incentiva o aumento da cobertura de vegetação nativa no estado, com foco em áreas que não se encontram ocupadas por atividades econômicas. A expectativa é recuperar 1,5 milhão de hectares de vegetação nativa até 2050.
#SãoBernardoDoCampo #DiaDosPovosIndígenas #SistemasAgroflorestais #SAFs #ReflorestaSP #MeioAmbiente #Sustentabilidade