CANNABIS MEDICINAL: 76% DOS BRASILEIROS APROVAM; MÉDICO DE SÃO BERNARDO EXPLICA SOBRE O TRATAMENTO

CANNABIS MEDICINAL: 76% DOS BRASILEIROS APROVAM; MÉDICO DE SÃO BERNARDO EXPLICA SOBRE O TRATAMENTO

Pesquisa recente do Datafolha revelou que 76% dos brasileiros aprovam o uso medicinal da cannabis. Esta pesquisa ressalta o crescente reconhecimento dos benefícios desta planta para tratar diversas doenças. O levantamento, realizado de 12 a 13 de setembro, ouviu 2.016 pessoas acima de 16 anos, em 139 municípios do Brasil, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

Diante deste cenário, Dr. Ronaldo Correia, médico e professor com experiência em fármacos derivados de Cannabis em sua clínica em São Bernardo do Campo, nos deu sua opinião. Ele destaca que a ciência já explora as propriedades medicinais da planta de forma sistemática desde a década de 60, e a produção científica sobre o tema tem crescido exponencialmente nos últimos 20 anos. “Mesmo com a resistência de alguns setores, inclusive médicos, as evidências científicas sobre a utilidade de derivados da planta em diversas doenças, são crescentes.” afirma Dr. Ronaldo.

Ele, que também é pai de uma criança autista beneficiada pelo uso deste medicamento, reforça que, geralmente, quem busca medicamentos derivados da planta já tentou os tratamentos convencionais sem sucesso. “O objetivo não é substituir os medicamentos convencionais, mas sim buscar a melhoria dos sintomas e da qualidade de vida, em especial para pessoas que não responderam bem aos tratamentos convencionais” ressalta ele. E esclarece: “Ao contrário do que alguns afirmam, não é um remédio que resolve todo os males e nem um placebo sem evidência científica, mas sim um recurso de tratamento que possui suas indicações, contraindicações e especificidades no uso”.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já percebe um aumento nos pedidos para importação do medicamento. Só em 2023, as vendas de produtos baseados em cannabis cresceram mais de 200%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRcann).

As pesquisas científicas e os relatos de experiências positivas mostram a importância da discussão sobre a legalização da produção e aceitação de derivados da Cannabis para uso medicinal, visando sempre o bem-estar e qualidade de vida da população.

Essa conversa franca traz luz a um tema muitas vezes rodeado por tabus, e os avanços na aceitação e entendimento da Cannabis como matéria prima de medicamentos são um reflexo da evolução do pensamento da sociedade sobre o tema.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.