TRÊS NOVAS LEIS APROVADAS EM SÃO BERNARDO TRAZEM MELHORIAS PARA A GCM

Em São Bernardo do Campo, o prefeito Orlando Morando aprovou nesta quinta-feira, dia 14, três novas leis que oferecem melhorias diretas para os integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). A assinatura das leis aconteceu em um evento no Teatro Cacilda Becker, com a presença de guardas, representantes políticos e outras autoridades.
As novas legislações estabelecem critérios para a aposentadoria especial dos guardas. As mulheres da GCM agora podem se aposentar aos 52 anos e os homens aos 55 anos, desde que tenham 30 anos de contribuição previdenciária e 25 anos de serviço na área de segurança pública. Outra mudança importante é que a gratificação por risco, devida à natureza perigosa de suas atividades, será incorporada ao cálculo da aposentadoria.
Além disso, foi criada a Inspetoria de Operações e Patrulhamento Especializado (IOPE), garantindo a continuidade dos trabalhos das equipes especializadas, como a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), a Guarda Ambiental e a Patrulha Maria da Penha.
Orlando Morando destacou a importância dessas leis para o reconhecimento e valorização dos guardas, lembrando os avanços desde 2017. A GCM Edenir, com 23 anos de serviço, e a GCM Augusta, com 24 anos na corporação, expressaram gratidão e satisfação com essas mudanças.
A Prefeitura tem feito investimentos contínuos na GCM, que atualmente é a segunda maior do Estado, com 874 agentes. A estrutura inclui inspetorias regionais, bases especializadas, monitoramento integrado e um centro de formação em segurança urbana. Até o final de 2024, está prevista a modernização do Centro Integrado de Monitoramento, melhorando ainda mais a segurança em São Bernardo.
O uso de drones pela GCM, iniciado em outubro, já vem ampliando o monitoramento em áreas com maior incidência de crimes, ajudando na contenção de eventos irregulares e na proteção de áreas ambientais.





