SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR DA PREFEITURA DE SÃO BERNARDO COMPLETA 15 ANOS

SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR DA PREFEITURA DE SÃO BERNARDO COMPLETA 15 ANOS

Atendimento realizado por equipe multiprofissional da Secretaria da Saúde é responsável pelo cuidado de 320 pacientes em domicílio

Criado para propiciar atendimento humanizado, integral e equitativo no domicílio, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de São Bernardo completou 15 anos no último sábado (30/03). Desde a sua implantação, mais de 6.500 pacientes já utilizaram deste recurso, que garante a continuidade do tratamento hospitalar em casa e ao mesmo tempo contribui para a otimização do uso dos leitos hospitalares municipais.

Atualmente, 320 pacientes estão sob os cuidados da equipe multiprofissional do SAD, número que, de acordo com o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, representa mais um hospital da rede municipal. “Na prática, contabilizamos como se fossem mais 320 leitos, com o mesmo cuidado e segurança ao paciente, e com um diferencial, sendo tratados no âmbito domiciliar, com o carinho da família e dos amigos, o que confere inúmeros benefícios tanto da parte física como emocional”, destacou.

Para a paciente Luiza de Aquino de Oliveira, que recebeu tratamento do SAD após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hoje está de alta do serviço, o carinho não apenas com ela, mas com toda a sua família foi fundamental em seu processo de recuperação. “Toda a equipe foi muito cuidadosa comigo, mas eles não cuidavam só de mim, eles cuidavam do meu marido, tiravam as dúvidas da minha irmã. O amor que estas pessoas têm pelo seu trabalho e pelos pacientes é maravilhoso”, destacou.

Gerente do Serviço de Atenção Domiciliar há cinco anos, a enfermeira Kelly Bianchini explica que as equipes realizam as visitas de acordo com os protocolos assistenciais definidos para realizar os procedimentos que o paciente necessita, realizando, também, o treinamento do cuidador, atividade de vital importância para a segurança do paciente no domicílio, dentre outros parâmetros. “O SAD está em constante treinamento para ofertar o que há de melhor em assistência domiciliar. Destaco, nestes 15 anos de trajetória, todo o comprometimento da equipe multiprofissional com o trabalho e com a prestação de um serviço de excelência, visando a integralidade do cuidado da família”, declarou.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – Recentemente, o serviço recebeu destaque internacional com o 1º lugar no I Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar (SinAD). A experiência exitosa do Serviço de Atenção Domiciliar ofertado pelo município foi considerada a melhor na classificação da elegibilidade do paciente, trajetória e alta qualificada. O prêmio máximo foi conferido ao trabalho após análise de cinco eixos propostos e apresentados no SinAD, com o tema: “Construção do Instrumento de Classificação Única Multiprofissional (ICUM) como direcionador do Plano Terapêutico Singular”, que evidenciou o paciente centrado no cuidado e as ações de implementação que auxiliam a migração do nível de atenção (Atenção Domiciliar – AD 3 à AD1) com intuito de melhor prognóstico; promoção da alta segura e qualificada entre os Serviços da Rede de Atenção à Saúde municipal.

SOBRE O SAD – O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) visa reduzir a demanda por atendimento hospitalar e (ou) o período de internação, humanizar a atenção no cuidado ao paciente, a desinstitucionalização e a ampliação da autonomia dos usuários. Trata-se de um serviço que contempla ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, além de reabilitação, todas prestadas em domicílio e por uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD). A EMAP integra a rede de atenção à saúde e compõe o Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência (DAHUE).

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.