SÃO BERNARDO LIDERA GERAÇÃO DE EMPREGOS NO GRANDE ABC ENTRE JANEIRO E MAIO
Pelo quinto mês consecutivo, São Bernardo do Campo registrou saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, o município gerou 8.021 postos de trabalho formais entre janeiro e maio de 2024. Este resultado coloca a cidade na liderança do Grande ABC e em quarto lugar no Estado de São Paulo, atrás apenas da Capital, Guarulhos e Campinas.
Segundo os dados divulgados, São Bernardo contabilizou 71.205 admissões e 63.184 demissões nos primeiros cinco meses do ano. Esse saldo positivo de 8.021 vagas representa quase 40% do total de postos criados no Grande ABC no mesmo período. Em maio, especificamente, foram 14.072 admissões e 12.837 desligamentos, resultando em 1.235 novas vagas, com mais de 70% dessas vagas concentradas no setor de serviços.
Para o prefeito Orlando Morando, esses números são reflexo das políticas públicas voltadas à geração de emprego. “Não aumentamos impostos em São Bernardo e trabalhamos para facilitar a vida de quem quer investir na cidade, com a desburocratização e agilidade para emissão de licenças. Além disso, o alto volume de investimentos em infraestrutura, educação, saúde e segurança torna o município atrativo”, afirma.
Uma das ações que impactaram a geração de postos de trabalho em maio foi o Feirão de Emprego do Dia do Trabalhador, que ofereceu mais de 2.000 vagas. Essa iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo já se consolidou como uma política pública eficaz, facilitando a aproximação entre empresas e trabalhadores.
São Bernardo também conta com uma Central Pública de Trabalho e Renda (CTR), localizada na Rua Padre Lustosa, 48, no Centro. O painel de oportunidades de trabalho pode ser acessado no portal da prefeitura. Interessados em participar das seleções devem enviar currículo para o e-mail ctr@saobernardo.sp.gov.br, informando o código da vaga e o número do CPF.