BANCO CENTRAL IMPLEMENTA REGRAS MAIS RÍGIDAS PARA PIX A PARTIR DESTA SEXTA

BANCO CENTRAL IMPLEMENTA REGRAS MAIS RÍGIDAS PARA PIX A PARTIR DESTA SEXTA

A partir de hoje (1º), o Banco Central (BC) estabeleceu novas regras para o Pix, visando ampliar a segurança das transações e reduzir fraudes. Com a nova normativa, transferências acima de R$ 200 somente poderão ser realizadas de dispositivos cadastrados previamente pelo cliente, como celulares ou computadores já registrados com a instituição financeira. Para dispositivos não cadastrados, haverá um limite diário de R$ 1 mil.

Segundo o BC, essa exigência só será válida para dispositivos novos, que nunca foram usados para transações Pix. Dessa forma, celulares e computadores que já realizam transferências não terão qualquer mudança.

Além disso, as instituições financeiras deverão reforçar seus sistemas de segurança, adotando soluções avançadas de gerenciamento de fraude. Esses sistemas serão capazes de identificar operações atípicas ou que não estejam de acordo com o perfil habitual de uso do cliente, tomando como base os dados armazenados no Banco Central.

Essas instituições também precisarão informar aos clientes, por meio de canais eletrônicos acessíveis, sobre as práticas recomendadas para evitar fraudes. Adicionalmente, deverão fazer verificações periódicas, a cada seis meses, para conferir se há registros de fraude envolvendo os clientes em sistemas do BC.

As medidas ainda permitem que, em casos suspeitos, as instituições aumentem o tempo de análise antes da aprovação de uma transação ou bloqueiem preventivamente transferências recebidas. Em situações de fraudes comprovadas, o relacionamento do cliente com a instituição poderá ser encerrado.

Pix Automático em 2025

Em outra novidade, o Banco Central anunciou que, em 16 de junho de 2025, lançará o Pix Automático, modalidade que permitirá cobranças recorrentes, como as de contas de água, luz, serviços de assinatura, academias, planos de saúde e muito mais. Com o Pix Automático, o cliente poderá autorizar cobranças automáticas, sem precisar autenticar cada pagamento.

O BC afirma que essa função trará mais praticidade e deve reduzir os custos para empresas, além de contribuir para a diminuição da inadimplência.

Pix #BancoCentral #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.