DIADEMA E UNIFESP APRESENTAM OBJETIVOS DO PET-SAÚDE

DIADEMA E UNIFESP APRESENTAM OBJETIVOS DO PET-SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema e a Unifesp realizaram na terça-feira (05/11) a apresentação do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). O evento, que aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, reuniu profissionais da saúde, estudantes, professores e representantes de movimentos sociais. O programa, iniciado em maio de 2024, tem como foco a equidade no trabalho e na formação em saúde, buscando promover a saúde mental e combater desigualdades.

A assessora Margareth Lodos Tangerino destacou que essa parceria é vital para o avanço do SUS, consolidando a educação permanente. A coordenadora Maria Luiza Malatesta apontou a troca de conhecimentos como um benefício para todos os envolvidos. Anderson da Silva Rosa, pró-reitor da Unifesp, afirmou que o programa aproxima a universidade dos serviços públicos, cumprindo papel fundamental nas áreas de saúde e educação.

O PET-Saúde, iniciado em 2008, é uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação, alinhada ao Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS. Em sua 11ª edição, 150 projetos foram aprovados no país, envolvendo mais de oito mil bolsistas.

O PET-Saúde Equidade de Diadema envolve 32 estudantes, oito preceptores e oito tutores, divididos em quatro Grupos de Aprendizagem Tutorial (GAT), com atividades focadas em gênero, saúde mental, e acolhimento no trabalho em saúde. As ações incluem debates sobre desigualdades e promovem acolhimento e valorização de trabalhadores.

PETSaúde #saúdepública #Diadema

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.