HOMEM SEM FILHOS É PRESO INJUSTAMENTE POR NÃO PAGAR PENSÃO

Morador de Taguatinga, no Distrito Federal, Gustavo Ferreira, de 20 anos, foi preso em casa por engano, acusado de não pagar pensão alimentícia, mesmo sem ter filhos. Após uma audiência de custódia, o jovem foi solto na última quarta-feira (29). Gustavo passou pouco mais de um dia na prisão até que o erro fosse corrigido pela Defensoria Pública do DF durante a audiência. Agora, sua família pretende entrar na Justiça contra o Estado.
De acordo com a Defensoria Pública, o caso que motivou a prisão do jovem é de 2017, com o processo iniciado em São Paulo, onde ele nunca morou. O mandado de prisão foi expedido em Minas Gerais e cumprido no Distrito Federal. Na época, Gustavo tinha apenas 12 anos. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, a Corregedoria Nacional de Justiça foi informada sobre o caso nesta terça-feira (5) e abrirá um procedimento administrativo para apurar a conduta dos magistrados.
Em entrevista ao portal G1, o vendedor demonstrou indignação com o erro da Justiça. “Na hora que eles falaram que eu estava sendo preso por pensão alimentícia, eu questionei (os policiais) e falei que não tinha filho. Eles viraram para mim e disseram que não havia o que fazer. É muito chato você não ter culpa, seus vizinhos todos vendo, e estar lá dentro sem ter feito nada. É algo que não desejo para ninguém.”
O advogado Marco da Silva Barbosa, que assumiu o caso de Gustavo, afirmou que entrará na Justiça com um pedido de indenização.
Com informações e imagens do G1