APÓS PEDIDO DE VISTA, STF SUSPENDE JULGAMENTO DE CARLA ZAMBELLI

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta segunda-feira (24) o julgamento virtual que analisa a possível condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma. A interrupção ocorreu após pedido de vista do ministro Nunes Marques. Ainda não há data definida para a retomada do julgamento.
Zambelli se tornou ré em agosto de 2023, após perseguir o jornalista Luan Araújo com uma arma de fogo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. A ação ocorreu no bairro dos Jardins, em São Paulo, após uma troca de provocações durante um ato político.
Até o momento, cinco ministros votaram pela condenação da parlamentar, fixando a pena em cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato. Os votos já proferidos seguiram o relator, ministro Gilmar Mendes, que afirmou: “Ao adentrar no estabelecimento comercial com a arma em punho apontada para Luan, determinando repetidas vezes que o mesmo deitasse no chão, a ré claramente forçou-o a fazer ato contrário a sua vontade, utilizando-se da arma de fogo para subjugá-lo, mediante grave ameaça, restringindo sua liberdade momentaneamente”.
Também acompanharam o voto os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin. Ainda faltam os votos de seis ministros.
Em nota, o advogado da deputada, Daniel Bialski, alegou cerceamento de defesa, afirmando que não foi possível realizar sustentação oral no julgamento. “Essa seria a melhor oportunidade de evidenciar que as premissas colocadas no voto proferido estão equivocadas. Esse direito do advogado não pode ser substituído por vídeo enviado — cuja certeza de visualização pelos julgadores inexiste”, declarou.
Foto: Lula Marques/EBC
Fonte: Agência Brasil
#stf #carlaZambelli #saobernardo