CARAVANA DA SAÚDE JÁ EFETIVOU 124 MIL ATENDIMENTOS A MORADORES DE SÃO BERNARDO EM 100 DIAS

CARAVANA DA SAÚDE JÁ EFETIVOU 124 MIL ATENDIMENTOS A MORADORES DE SÃO BERNARDO EM 100 DIAS

Mutirões aos finais de semana e otimização dos fluxos têm como meta zerar filas até 1º de julho

São Bernardo do Campo atingiu a marca de 124.421 atendimentos realizados pela Caravana da Saúde nos primeiros 100 dias de gestão do prefeito Marcelo Lima. O programa, que realiza mutirões aos finais de semana e reestrutura o atendimento durante a semana, tem como objetivo zerar as filas de espera para consultas, exames e cirurgias até o dia 1º de julho.

Quando a nova gestão assumiu, em 1º de janeiro, havia mais de 94 mil procedimentos aguardando realização. Em três meses, 80% dessa fila já foi resolvida, o que representa mais de 76 mil procedimentos finalizados. A Caravana da Saúde foi lançada oficialmente em 25 de janeiro com o início da operação das carretas de tomografia e ultrassom. Desde 15 de fevereiro, o programa também realiza consultas com especialistas e cirurgias em mutirões realizados aos sábados e domingos, além de atendimentos otimizados durante os dias úteis.

“A orientação do prefeito Marcelo Lima foi clara: atender com qualidade, respeito e agilidade. Por isso, temos equipes atuando até nos fins de semana, para acelerar esse processo e resolver a fila herdada”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn.

Em um dos exemplos de sucesso, a fila de tomografias — que era de 5.447 exames — foi zerada no dia 25 de março. Moradora do Alvarenga, a dona de casa Janaína Andrade, de 44 anos, foi atendida por um reumatologista em março e fez questão de elogiar o atendimento por escrito. Já a aposentada Maria Nazaré, de 74 anos, esperou quatro anos para fazer um exame de glaucoma e foi atendida no Hospital de Olhos. “Estou muito agradecida”, disse.

A Caravana da Saúde permanecerá como política permanente da Secretaria de Saúde mesmo após o encerramento das filas, reorganizando o fluxo de atendimentos ambulatoriais. “O trabalho não para. Com as filas zeradas, vamos manter o sistema organizado para garantir à população o melhor do SUS: cuidado, acolhimento e humanização”, afirmou a secretária-adjunta da Saúde, Fernanda Penatti.

#caravanadasaúde #saúdepublica #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.