RESGATE DE CARCARÁ E CÃES DO MATO REFORÇAM ATUAÇÃO DO ZOO DE SÃO BERNARDO

Equipamento recebeu ave de rapina e três filhotes, recuperados pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental, respectivamente; em 2025, espaço já acolheu 94 animais
Referência em conservação das espécies e com abordagem focada na educação ambiental, o Zoo municipal de São Bernardo recebeu, nesta semana, um carcará e três filhotes de cão do mato para tratamento no ambulatório da unidade. Após apreensão da Polícia Militar Ambiental, os filhotes de cachorro do mato (2 fêmeas e 1 macho) foram encaminhados ao local no fim da tarde de quarta-feira, enquanto o carcará, ave de rapina da família do falcão, chegou para os cuidados veterinários nesta quinta-feira (24/4), depois de ficar machucado em linha de pipa com cerol.
“Os cachorros não têm condição nenhuma de soltura porque são muito pequenos e podem virar presas fáceis, se forem reinseridos na mata. Eles têm aproximadamente 30 dias, muito mansos e em bom estado de saúde. Já o carcará, que também é filhote, com menos de um ano, está com as penas da asa fraturadas, mas sem lesão óssea, o que é um bom indicativo para poder fazer uma soltura mais para frente. Ele foi medicado e também passou por uma bateria de exames clínicos”, contou Marcelo Gomes, veterinário do Zoológico.
Além de receber animais resgatados, o Zoo municipal também funciona como centro de tratamento e recuperação de animais da fauna silvestre vítimas de maus tratos. Os casos podem ser denunciados pelo telefone 153 da GCM Ambiental, 4330-6007 da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) e 190 da Polícia Militar.
O Zoo de São Bernardo fica nas dependências do Parque Estoril (Rua Portugal, 1.100), na região do Riacho Grande.
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, destacou a atuação dos profissionais do Zoológico no trabalho de preservação das espécies. “A equipe do Zoo se dedica de forma incansável a cuidar dos animais resgatados e na sua recuperação. Importante lembrar que cerca de um terço desses animais consegue se recuperar e voltar à natureza, graças ao trabalho destes servidores públicos”, pontuou.
BALANÇO – O Zoo municipal já recebeu, em 2025, 94 animais resgatados. Entre eles os três cachorros do mato e o carcará, mas também um gavião pombo, jacu, garça, tucano de bico verde, pica-pau, diversos passarinhos, gambás e urubus. A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo pode ser acionada pelo telefone 153 por qualquer munícipe identifique um animal, seja ele ave, mamífero e réptil, fora do seu habitat natural.
PRESERVAÇÃO DA FAUNA – O Zoológico Municipal é uma instituição voltada ao cuidado do animal silvestre na região. Trata-se de um dos principais instrumentos da administração para a preservação e cuidado com a fauna e a flora do município. O espaço conta atualmente com 32 recintos de exposição e abriga 350 animais de 90 diferentes espécies, em viveiros adaptados para atender as necessidades de cada um.
Fotos: Divulgação/PMSBC
